Ligue Agora: 
55 11 3938-9400

Área Restrita do Associado

Notícias

Eugenio Luiz Cauduro é a Personalidade da Engenharia Estrutural 2023

out/23

O homenageado pela ABECE com o título de “Personalidade da Engenharia Estrutural 2023” foi o eng. Eugenio Luiz Cauduro. A reverência foi feita no dia 5 de outubro de 2023, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo (SP), no ENECE 2023 – 26º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural.

Engenheiro civil formado em 1968 pela Universidade de Taubaté, divulgador de tecnologia, executor ou especificador de serviços de protensão em mais de 1.000 obras, atua no mercado de protensão em Obras de Arte Especiais como Pontes e Viadutos, Usinas Hidrelétricas, Edifícios Comerciais e Residenciais, Silos, Reservatórios, Pisos Industriais e Comerciais, além de presença na área de Recuperação e Reforço de Estruturas.

Pesquisou, nos Estados Unidos da América, e trouxe para o Brasil a tecnologia de protensão não aderente com cordoalhas engraxadas e plastificadas e a divulgou em inúmeros congressos, faculdades, órgãos de projetos de engenharia, escritórios de projetistas estruturais, construtoras.

Foi gerente da filial São Paulo/Sul do Brasil, da STUP – Sociedade Técnica para Utilização da Protensão (Processos Freyssinet) S/A de 1975 a 1985, quando assumiu a gerência de obras da Protende Serviços de Engenharia de Protensão S/A.

Ainda em 1985, foi gerente de produto e desenvolvimento de mercado da Cia. Siderúrgica Belgo-Mineira S/A, sendo que, em 2005, quando a empresa passou para a nova denominação ArcelorMittal Brasil, passou a responder pela consultoria e treinamento de gerentes e força de vendas da Construção Civil, especialmente em concreto protendido, função que exerceu até 2020.

É associado da ABEVE desde 2009 e diretor da Cauduro Consultoria (Protensão – Tecnologia em Edifícios – Construção Civil).

Publicou dezenas de artigos técnicos sobre materiais e construções em concreto protendido, além de ter publicado e distribuído o “Manual para a Boa Execução de Estruturas Protendidas Usando Cordoalhas de Aço Engraxadas e Plastificadas”.

O título de Personalidade da Engenharia Estrutural que acaba de receber é uma homenagem conferida anualmente pela ABECE a grandes profissionais da área em reconhecimento à sua dedicação ao exercício da profissão e pela sua contribuição ao engrandecimento da engenharia estrutural brasileira.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress