Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Youtube   icone whats

Atendendo às expectativas, o ENECE 2011 - 14º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural, realizado pela ABECE no dia 27 de outubro de 2011, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo (SP), reuniu cerca de 250 profissionais da área.

A cerimônia de abertura contou com representantes de entidades parceiras, como o eng. José Roberto Bernasconi, presidente do Sinaenco-SP (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva - Regional São Paulo), Jorge Batlouni Neto, coordenador do Comitê de Tecnologia e Qualidade do Sinduscon-SP (Sindicato da Construção Civil de São Paulo), Arnaldo Forti Battagin, gerente de Laboratório da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), eng. Iria Licia Oliva Doniak, presidente executiva da ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto), eng. Cátia Mac Cord, gerente executiva do CBCA (Centro Brasileiro da Construção em Aço) e do Instituto Aço Brasil, e eng. Túlio Nogueira Bittencourt, vice-presidente do Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto), que compuseram a mesa ao lado do presidente da ABECE eng. Eduardo Barros Millen.

Sob o tema As normas valorizando a engenharia estrutural, o evento trouxe especialistas para apresentar normas e incentivar sua utilização, promovendo discussão sobre elas e apresentando a necessidade de novas legislações que preencham as lacunas existentes no processo de desenvolvimento do projeto estrutural.

A palestra de abertura ficou a cargo do jornalista especializado em análise econômica Joelmir Beting, que, com maestria, apresentou um cenário atual do Brasil e apontou as perspectivas para os próximos anos, enfatizando que o país vai continuar crescendo devido à força do empreendedorismo.

O eng. Carlos Alberto Banchik, proprietário da Innova Technologies Inc., sediada em Las Vegas (USA), que tem mais de 30 anos de experiência liderando equipes de engenheiros estruturais e trabalhando em projetos que envolvem o trabalho interdisciplinar em muitos ramos da engenharia e que atualmente é o principal encarregado do apoio ao Consórcio Expresso Leste Monotrilho no Metrô de São Paulo para extensão da Linha Verde entre Vila Prudente e Cidade Tiradentes, foi especialmente convidado para proferir palestra no evento. Ele falou sobre as soluções em monotrilho para esta linha do metropolitano.

A programação contemplou palestras com renomados profissionais da área como os engenheiros Fernando Rebouças Stucchi, Joaquim Eduardo Mota e Luiz Aurélio Fortes da Silva, que destacaram as tendências de dimensionamento e detalhamento, tratando, inclusive, do dimensionamento para concreto de altas resistências (ainda sem normalização nacional).

Uma mesa-redonda sobre a recente revisão do texto da NBR 15200 – Projeto de Estruturas de Concreto em Situação de Incêndio, composta pelos engenheiros especialistas no assunto Valdir Pignatta e Silva, Alio Kimura, Hélio Pereira Chumbinho e Mauri Resende Vargas, analisou os impactos da revisão apresentada este ano.

O texto-base da revisão da NBR 6118 – Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimento foi apresentado pela eng. Suely B. Bueno e entregue aos participantes do ENECE para que possam analisar os itens polêmicos que estão em questão na revisão e atualização desta Norma.

Foram agraciados com o título de associados honorários da ABECE em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à engenharia estrutural os engenheiros Carlos Alberto Banchik, Marcio Roberto Ferreira Capetinga, João Antonio Del Nero e Dante Angelo Osvaldo Martinelli.

A Delegacia Regional de Belo Horizonte foi homenageada como Delegacia mais Atuante 2010/2011 (título entregue ao delegado regional eng. Antonio Capuruço), enquanto as delegacias regionais do Rio de Janeiro e SC/Leste receberam certificado de Destaques 2010/2011 pela sua atuação (títulos entregues aos engenheiros Claudio Adler e Regina Hagemann, respectivamente).

Clique aqui e confira as palestras apresentadas no ENECE 2011.

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Queiroz Filho, nº 1700 – casa 80 – Condomínio Villa Lobos Office Park – Vila Hamburguesa – CEP: 05319-000 - São Paulo - SP
Fone: 11-3938-9400 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br