Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Youtube   icone whats

Em sua 15ª edição, o ENECE - Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural, realizado pela ABECE no dia 25 de outubro de 2012, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo (SP), reuniu cerca de 250 profissionais da área.

A cerimônia de abertura contou com representantes de entidades parceiras, como Renato Giusti, presidente da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), Sérgio Watanabe, presidente do Sinduscon-SP (Sindicato da Construção Civil de São Paulo), Antonio Moreira Salles Netto (vice-presidente nacional do Sinaenco (Sindicato Nacional das Empresas de Engenharia Consultiva), Iria Licia Oliva Doniak, presidente executiva da ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto), Fernando Matos, gerente de qualidade do Instituto Aço Brasil, e Júlio Timerman, vice-presidente do Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto), que compuseram a mesa ao lado do então presidente da ABECE eng. Eduardo Barros Millen e da nova presidente eleita para o período 2012-2014 eng. Suely Bacchereti Bueno.

Eleita para o biênio 2012-2014, a nova diretoria da ABECE foi empossada na abertura do ENECE e ficou assim composta: Suely B. Bueno (presidente), Augusto Guimarães Pedreira de Freitas (vice-presidente de Relacionamento), Jefferson Dias de Souza Junior (vice-presidente de Tecnologia e Qualidade), João Alberto de Abreu Vendramini (vice-presidente de Marketing) e os diretores Enio Canavello Barbosa, Guilherme Covas, João Luiz Zatarelli, José Luiz V.C.Varela, José Martins Laginha Neto, Roberto Dias Leme e Thomas Garcia Carmona.

Sob o tema A evolução da engenharia estrutural, o evento trouxe especialistas nacionais e internacionais para traçar um panorama dos principais avanços verificados ao longo da existência da ABECE, fazendo uma interface entre os temas abordados durante os 15 anos de realização do ENECE e os assuntos mais recorrentes da atualidade na área da engenharia estrutural.

O filósofo, mestre e doutor em educação Mario Sergio Cortela foi o convidado para a palestra de abertura intitulada “A emergência de múltiplos paradigmas: novos tempos, novas atitudes”, levando todos os participantes a uma importante reflexão sobre os comportamentos impostos pela velocidade dos acontecimentos e a necessidade de se manter em sintonia equilibrada com os avanços.

Uma mesa-redonda sobre a visão que os clientes têm da engenharia e consultoria estrutural deu sequência ao evento, trazendo como convidados o eng. Jorge Batlouni Neto (diretor superintendente da Tecnum Construtora e do Sinduscon-SP) e o eng. José Roberto Bernasconi (diretor presidente da Maubertec Engenharia e Projetos e presidente do Sinaenco-SP), mediados pela presidente empossada da ABECE eng. Suely B. Bueno.

Especialmente convidado para o evento, o eng. Tiago Braga Abecasis, professor catedrático do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra e membro da direção da Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista ministrou a palestra “Qualidade e Competitividade na Utilização de Estruturas Metálicas – como estamos hoje e como estaremos daqui a 18 anos”.

A segurança das estruturas na estratégia projetual foi o tema abordado pelo eng. Justino Vieira, mestre pela Universidade Federal Fluminense, professor de Sistemas Estruturais na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC/Rio e sócio da Justino Vieira Monica Aguiar Projetos Estruturais.

O eng. Arnold Van Acker, mestre em Ciências da Engenharia Civil pela Universidade Ghent (Bélgica), perito da Federação belga de concreto pré-moldado e membro do International Concrete Federação Fib – Comissão de Pré-fabricação falou sobre as conexões estruturais em edifícios pré-fabricados de grande altura.

Tema recorrente em quase todos os anos de realização do ENECE, a NBR 6118 e seus avanços na tecnologia de projeto do concreto estrutural foi abordada pelo eng. Sérgio Hampishire, coordenador do mestrado em projeto de estruturas da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do comitê brasileiro de segurança sísmica da ABNT.

O texto-base com as últimas atualizações na revisão da NBR 6118 - Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimento foi entregue em CD aos participantes do ENECE para que possam analisar os itens polêmicos que estão em questão na revisão e atualização desta Norma.

Para falar sobre rotação plástica para concreto C20 a C90 e aços CA-50 e CA-60, foi convidado o eng. Roberto Buchaim, mestre e doutor em engenharia civil pela EPUSP e professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina.

A programação contemplou, ainda, a brilhante palestra do prof. Mario Franco “Viagem de 60 anos pela história das estruturas”.

Foram agraciados com o título de associados honorários da ABECE em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à engenharia estrutural os engenheiros Antranig Muradian, Tiago Abecasis e Arnold Van Acker.

A Delegacia Regional de Belo Horizonte foi homenageada como Delegacia mais Atuante 2011/2012 (título entregue ao delegado regional eng. Antonio Capuruço), enquanto as delegacias regionais de Goiânia e Salvador receberam certificado de Destaques 2011/2012 pela sua atuação (títulos entregues aos engenheiros Ricardo Veiga e Jussara Bacelar, respectivamente). Este ano, também foi concedida uma referência à Delegacia Regional de Belém pelo seu expressivo crescimento no período 2011/2012.

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Queiroz Filho, nº 1700 – casa 80 – Condomínio Villa Lobos Office Park – Vila Hamburguesa – CEP: 05319-000 - São Paulo - SP
Fone: 11-3938-9400 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br