Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Youtube   icone whats

Apresentar e discutir critérios de execução das estruturas de concreto armado, avaliar indicadores de qualidade na execução destas estruturas e demonstrar a importância da adequada leitura dos projetos de arquitetura e estrutura é a proposta do novo curso promovido pela ABECE em sua sede, em São Paulo (SP), em parceria com o Sinduscon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo).

O curso Interpretação e Aplicação em Obra dos Projetos de Estruturas de Concreto Armado será ministrado pelos engenheiros Dácio Carvalho (aulas 1 e 3) e Enio Canavello Barbosa (aula 2) nos dias 9 e 10 de novembro, 23 e 24 de novembro e 7 e 8 de dezembro de 2012, abrangendo ampla discussão sobre a importância dos projetos estruturais para o sucesso do empreendimento.

O programa contempla: Aula 1 (Apresentação do curso; Desempenho das estruturas de concreto; Garantia da qualidade dos projetos; Garantia da qualidade da execução; Especificação e controle de recebimento dos materiais; Processos executivos da estrutura; Locação da obra; Fundações e contenções) / Aula 2 (Garantia da qualidade da execução; Especificação e controle de recebimento dos materiais; Execução dos elementos estruturais; Controle de execução de formas; Controle de execução das armações; Critérios gerais de execução das armações) / Aula 3 (Garantia da qualidade da execução; Processos executivos da estrutura; Execução dos elementos estruturais; Controle da execução das armações; Detalhes importantes na armação dos elementos estruturais: Fundações; Lajes; Vigas; Pilares; Controle da concretagem; Critérios de avaliação da qualidade da estrutura; Controle tecnológico da execução.


Formado em Engenharia Civil em 1976 pela UFC (Universidade Federal do Ceará), o eng. Dácio Carvalho fez diversos cursos de extensão e especialização no Brasil e nos Estados Unidos e participou de dezenas de seminários e congressos nacionais e internacionais de estruturas. Ex-professor da UFC e da Unifor (Universidade de Fortaleza), é diretor titular, desde 1976, do escritório Dácio Carvalho Soluções Estruturais, empresa especializada no desenvolvimento de projetos estruturais em concreto armado, protendido, alvenaria estrutural e projetos de fundações, sediada em Fortaleza (CE). Membro da ABECE, da ACEE (Associação Cearense de Engenharia Estrutural), do Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto) e do ACI (American Concrete Institute), é responsável pela Delegacia Regional da ABECE em Fortaleza.


Enio Canavello Barbosa é formado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Mauá, membro da Divisão de Estruturas do Instituto de Engenharia de São Paulo e do Comitê 301 – Concreto Protendido do Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto), sócio diretor da Edatec Engenharia S/C Ltda. e diretor da ABECE desde 2010.
O curso será realizado às sextas-feiras, das 18h30 às 21h40) e aos sábados, das 9 às 12h30, na sede da ABECE (av. Brig. Faria Lima, 1993 - 6º andar - cj. 61/62 - São Paulo - SP). As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas por intermédio do endereço http://site.abece.com.br/index.php/fichas-de-inscricoes Associados da ABECE e do Sinduscon-SP pagam R$ 600,00 e não associados e demais interessados pagam R$ 800,00. Outras informações podem ser obtidas no telefone (11) 3938-9400 e e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Queiroz Filho, nº 1700 – casa 80 – Condomínio Villa Lobos Office Park – Vila Hamburguesa – CEP: 05319-000 - São Paulo - SP
Fone: 11-3938-9400 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br