Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Youtube   icone whats

Cerca de 300 pessoas, entre engenheiros, arquitetos, convidados e amigos participaram, na noite de 30 de novembro de 2012, no Rosa Rosarum, em São Paulo (SP), da grande festa do Destaques ABECE, que homenageou 13 profissionais do setor da construção civil.

O evento, também conhecido como PUFA! pelos organizadores e patrocinadores, foi criado em pela ABECE com o objetivo de reconhecer profissionais pelo empenho e dedicação em colocar sua ideia em prática.
Neste ano, os homenageados foram indicados pelos patrocinadores ArcelorMittal, Atex, Bemo do Brasil e Soufer Industrial, Brasfond, Mills, TQS Informática e T&A.

Além disso, a iniciativa é uma forma de valorizar o engenheiro estrutural, uma vez que entre os profissionais indicados pelas empresas participantes, um deles, obrigatoriamente, é o responsável pelo projeto estrutural da obra.

O evento chegou à sua sexta edição coroado de sucesso. O grande homenageado, indicado pela T&A mas contemplado pelas demais empresas patrocinadoras, foi o eng. Augusto Carlos de Vasconcelos, que completou recentemente 90 anos de idade e é considerado por todos um verdadeiro ícone da engenharia estrutural.

Confira os homenageados do Destaques ABECE 2012:
Indicação: ArcelorMittal
Obra: EZ Towers (São Paulo - SP)
Para o desenvolvimento arquitetônico das duas torres, a EZTEC escolheu um arquiteto com gabarito internacional, o uruguaio Carlos Ott, responsável por impactantes construções contemporâneas, como a Ópera da Bastilha (Paris), o Banco Nacional de Dubai (Emirados Árabes) e Simcoe Place (Toronto). O EZ Towers é o maior empreendimento da história da EZTEC, com duas torres de 26 andares cada, num terreno de 16 mil m2 de área. Quando estiver pronto, terá mais de 163 mil m2 de área construída, duas vezes o tamanho do estádio paulistano do Pacaembu. Trabalharão no empreendimento cerca de 10 mil pessoas e, para tanto, terá quase três mil vagas de garagem e 41 elevadores. Com suas vastas dimensões, foi projetado com os mais modernos sistemas de infraestrutura, eficiência energética e de consumo de água e sistema de automação predial.
Profissionais homenageados:
- Aluizio D´Avila - Engenheiro Civil pela Universidade Mackenzie, dedicou-se a projetos estruturais desde outubro de 1952 na Light Serviços de Eletricidade S.A. como estagiário até dezembro de 1953. A partir de janeiro de 1954, trabalhou como auxiliar de cálculo no Escritório do Engenheiro Mario Camargo Ribeiro, onde permaneceu até se formar, e posteriormente até novembro de 1959, quando abriu seu próprio escritório, que dirige até a data presente. Além de projetos convencionais em concreto armado, desenvolveu-se também na área de concreto protendido, tendo ganho o 1º Prêmio do Concurso Nacional promovido pela Belgo Mineira em 1994, e no campo de pré-moldados, onde criou um sistema inusitado, com direitos autorais reconhecidos pelo CONFEA sob nº. 826/94 e cujo sucesso foi comprovado em mais de 100 obras, onde o mesmo foi aplicado com substancial economia. É membro da Divisão de Estruturas do Instituto de Engenharia, sócio fundador da ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) e associado ao ACI (American Concrete Institute).
- Ernesto Zarzur - sócio-fundador e atual presidente do conselho de administração do Grupo EZTEC, empresa holding com sólida situação financeira e com mais de 40 anos de atuação nos setores imobiliário, hoteleiro e agropecuário. Em 1963, fez a sua primeira incorporação com o amigo Mansur Haddad e, em 1967, fundou a Vilamar Veículos que, no decorrer dos anos, se tornou numa grande revendedora da General Motors do Brasil. Em 1971, fundou a Vilamar Empreendimentos Imobiliários e, oito ano mais tarde, fundou a EZTEC Empreendimentos e Participações Ltda. que, atualmente, se tornou a EXTEC S/A.

Indicação: Atex
Obra: Hangar Business Park (Salvador - BA)
Complexo empresarial com área construída de mais de 150.000m2, composto de nove torres, sendo duas hoteleiras e sete empresariais com 12 pavimentos, dos quais três subsolos de garagens, um térreo e oito pavimentos tipos. Todos os pilares da obra tiveram uma modulação com 7,5 m projetados pela arquitetura. Após análise de diversos sistemas estruturais para este vão, foi definida a laje nervurada bidirecional como padrão para a obra devido à sua economia e agilidade no processo, inclusive de cimbramento. Houve, no momento da concepção do projeto, cargas consideradas acima do habitual no nível do térreo devido à existência de espelhos d’água e vegetações altas, como também o atendimento à norma de incêndio NBR 15200. Toda a estrutura foi executada em concreto armado, sendo todas as garagens e cinco torres empresariais em laje nervurada convencional, o pavimento tipo de duas torres em laje plana e vigas de borda e outras duas em laje nervurada com EPS. O primeiro desafio encontrado foi compor numa área com mais de 23.000 m2 por pavimento de garagem e térreo, separando então a estrutura em 16 setores, com alguns tipos de juntas para dilatação térmica. Por razões construtivas apresentadas pela Odebrecht, como aumento de produtividade durante a concretagem, assim como limitação na altura do forro nos corredores e interferências com as instalações, algumas torres tiveram que ser viabilizadas com comprimentos acima de 60 m sem junta de dilatação transversal, tendo que ser realizada uma análise não-linear da estrutura, transferindo assim um esforço horizontal para os pilares.

Profissionais homenageados:
- René Octávio Dantas - Formado pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia em 1951. Especialidade em estrutura de concreto armado. Desenvolveu diversos programas para cálculo de estruturas. Fomentou dentro do escritório a criação de equipes multidisciplinares para atender mais de 3.000 projetos executados, que compreendem estruturas do tipo: fundações diversas; edifícios com vários tipos de lajes; edifícios com mais de 40 pavimentos; estruturas especiais: faróis, galpões, marinas, dentre outras. Recebeu diversos prêmios: Cidadão da Cidade do Salvador 1976; Alliance Française Salvador 2001; Construtores da Cidadania 2008; Destaque Apae Salvador.

- André de Melo Basto - Formado pela Universidade Federal do Estado da Bahia com pós-graduação pela Universidade Estadual de Feira de Santana - Curso de Espacialização em Gerenciamento de Obras. Trabalha na Construtora Norberto Odebrecht desde 1996, tendo participado de inúmeras obras como Condomínio Chácara Suíça, Edifício Bosque Itália, Edifício Salvador Trade Center, Condomínio Reserva Albalonga, Edifício Morada dos Cardeais, Edifício Vale do Loire, Empreendimento Mundo Plaza, Empreendimento Boulevard Side e Vila dos Corais, tendo sido Diretor de Construção do Consórcio Hangar na obra do Hangar Business Park.


Indicação: Bemo do Brasil e Soufer Industrial
Obra: Cajamar Industrial Park (Cajamar - SP)
Com sistema construtivo metálico desenvolvido pela BEMO do Brasil especialmente para galpões logísticos, em parceria com a Soufer Industrial na fabricação, a obra Cajamar Industrial Park tornou-se referência da construção civil em qualidade e sustentabilidade. É um empreendimento da Prologis CCP em parceria com a Cyrela que traz 170.000m² de área construída pela Libercon Engenharia.
Profissionais homenageados:
- João Alberto Vendramini - Engenheiro Civil pela FESP (Faculdade de Engenharia São Paulo), coordenou e gerenciou obras de estruturas de concreto pré-moldadas e pré-fabricadas, de estruturas metálicas pré-engenheiradas e de concreto armado. É diretor técnico da Vendramini Engenharia Ltda. e vice-presidente de Marketing da ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural).


- Nick Kittredge - Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral do Brasil na Prologis, Inc. Responsável por ativos e transações de terras no Brasil, durante sua gestao na Prologis fechou mais de U$ 1 bilhão em aquisições e transações de desenvolvimento nos Estados Unidos Unidos e América Latina. Kittredge iniciou na AMB em 2004 e atuou em uma variedade de posições, dentre elas, Vice President, Acquisitions, Mexico; Transactions Officer, Mexico; and Transactions Associate, na Região Sudoeste. Anteriormente, foi consultor de gestão na Andersen Consulting. Kittredge é bacharel de Artes pela Universidade da Califórnia, em Berkeley. Adiconalmente, ele possui dois diplomas em nivel avancado da Universidade de Pensilvânia - um MBA em Real Estate da Wharton School of Business e um mestrado em Estudos Internacionais do Instituto Lauder.



Indicação: Brasfond
Obra: Porto Maravilha (Rio de Janeiro - RJ)
Trata-se de uma obra de reestruturação, por meio da ampliação, articulação e requalificação dos espaços públicos da região, visando à melhoria da qualidade de vida de seus atuais e futuros moradores e à sustentabilidade ambiental e socioeconômica da área, que é limitada ao sul pela Av. Presidente Vargas, a leste pela Av. Rio Branco, a oeste pela Av. Francisco Bicalho, e ao Norte pela Baía de Guanabara (Av. Presidente Rodrigues Alves), desde o acesso à Av. Brasil até o Cais do Arsenal da Marinha. A AEIU abrange completamente os bairros de Santo Cristo, Gamboa e Saúde, além de três setores dos bairros de São Cristovão, Centro e Cidade Nova, totalizando cinco milhões de m2 de reestruturação urbana. A obra contempla 4 km de túneis, reurbanização de 70 km de vias e 650.000 m² de calçadas, reconstrução de 700 km de redes de infraestrutura urbana (água, esgoto, drenagem, iluminação etc.), implantação de 17 km de ciclovias, plantio de 15.000 árvores, demolição do elevado da perimetral (4 km), construção de três novas estações de tratamento de esgoto, construção de três viadutos.
Profissionais homenageados:
- Fernando Rebouças Stucchi - Engenheiro Civil formado pela EPUSP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), em 1975, Doutor em Engenharia de Estruturas, especializado em Estruturas de Concreto pelo Centre de Hautes Etudes de La Construction, CHEC*, França em 1979. Sócio-Diretor e fundador da EGT Engenharia desde 1994 em São Paulo. É Professor Titular de Pontes e Grandes Estruturas na EPUSP desde 2007, Presidente da Comissão de Revisões das NB1/NBR6118/ABNT, NBR8681/ABNT, NBR9187/ABNT, Responsável pela delegação brasileira na FIB - Federation Internationale du Beton; Membro do Comitê 318 do ACI (American Concrete Institute); Publicações - Periódicos (8), Congressos (56), Palestras (57), Livros e Cap. (2); Orientações concluídas - Mestrados (17), Doutorados (5); Responsável pelo projeto de mais de 150 grandes estruturas em todo o Brasil e também no exterior. Representante do Consórcio EGT-ENGECORPS.

- Ricardo Moreia Bueno - Graduado há 19 anos em engenharia civil pela Universidade Estadual de Campinas, com MBA em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Administração pelo INSPER, é engenheiro civil na Odebrecht. Trabalhou em obras junto à DERSA nos túneis da Rodovia Carvalho Pinto e no Rodoanel Oeste de São Paulo; trabalhou em obras do Metrô de São Paulo nas estações Tucuruvi, Parada Inglesa, Guaianases, estação e túnel Jose Bonifácio, Imigrantes e estação e túnel Ipiranga. Atuou na ampliação da Usina Termelétrica de Santa Cruz no Rio de Janeiro e na conclusão do túnel Joá Penteado de Campinas. Atuou em obras de saneamento publico e privado e no desenvolvimento de projetos privados em Siderurgia e Mineração. Atualmente é o Diretor de Contrato do Consórcio Porto Rio, responsável pela construção das obras da PPP do Porto Maravilha no Rio de Janeiro.

Indicação: Mills
Obra: Green Towers (Brasília - DF)
Um empreendimento com quase 153 mil m2 de área construída, fundações tubulões, sistema estrutural de concreto armado e cortinas de retenção na área total do terreno.
Profissionais homenageados:
Suely Bacchereti Bueno - Engenheira Civil pela EPUSP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), desenvolve projetos de edifícios altos e obras especiais, é sócia do Escritório Técnico Julio Kassoy e Mario Franco Engenheiros Civis Ltda. e atual presidente da ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural).

- José Inácio Linhares Vasconcelos - é natural de Sobral (CE), formado em Engenharia Civil pela UnB (Universidade de Brasília) com MBA em Formação de Executivos em Gerenciamento de Projetos pela IEL. Trabalha na Via Engenharia desde 1987, tendo exercido diversas funções até chegar ao atual cargo de Diretor de Construção.

Indicação: TQS
Obra: Unlimited Ocean Front (Santos - SP)
Edifício construído pela Yuny Projeto Imobiliário V Ltda. de grande altura (130 m) com 39 andares de frente para o mar com forma curva e piramidal. Ao nível do andar de lazer, foram necessárias grandes vigas de transição onde 90% dos pilares são alterados em seção e posição para acomodar nos andares inferiores um supermercado e vagas de garagem. Para ação do vento, utilizou-se o laboratório da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que em modelos físicos determinou pressões que, devidamente armazenadas em função do tempo, permitiram uma análise dinâmica da estrutura com vistas ao conforto humano e segurança.

Profissionais homenageados:
- Francisco Paulo Graziano - Graduado em Engenharia Civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia e Mestre em Engenharia de Estruturas pela EPUSP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo). Recebeu o Prêmio “Emílio Baumgart” - 46º Congresso Brasileiro do Concreto em Agosto/2004, foi eleito o engenheiro destaque do ano de 2004 em Engenharia de Estruturas, o Prêmio “Destaques ABECE 2007” - Empreendimento Cidade Jardim - Shopping Cidade Jardim - SP. Participação no Prêmio “BIM Bentley 2010” BE Inspired Awards - Amsterdã, Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2011 - Edifício Green Valley Alphaville - SP. Professor do Departamento de Estruturas da EPUSP desde 1979. Relator da Comissão de Revisão da Norma de Concreto Armado e Protendido a ser publicada em 2000. Diretor da Pasqua & Graziano Associados - Pasqua & Graziano Consultoria, Concepção e Projetos S/S Ltda.

- Luiz Roberto de Oliveira Pasqua - Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em finanças de produção pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas - São Paulo, em 1972. Diretor da Pasqua & Graziano Associados - Pasqua & Graziano Consultoria, Concepção Estrutural e Projetos.

Indicação: T&A
Profissional homenageado
-Augusto Carlos de Vasconcelos - Formado, em 1948, pela Engenharia Civil pela EPUSP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), sempre se dedicou a estruturas, primeiramente como estagiário, depois como engenheiro auxiliar da Seção de Verificação de Estruturas do IPT e, finalmente, com escritório próprio de cálculo estrutural durante 30 anos. Aposentado em 1980, continua no campo das estruturas como Engenheiro Consultor. Fundou, em 1957, a primeira fábrica de Estruturas Pré-moldadas de Concreto Protendido de fio aderente do Brasil. Em 1964, vendeu sua participação acionária e passou a dar consultoria, tendo participado da construção de diversas fábricas de pré-moldados: Curitiba (PROTENSA), Salvador (PORTELA) e São Bernardo do Campo (CINASA) e dado colaboração a outras fábricas congêneres (CONSID, RODRIGUES LIMA, PREMO, FAPREMO, CPM, CASSOL). Possui mais de 10 livros e centenas de artigos publicados. No seu escritório de cálculo projetou numerosas pontes na Rodovia dos Imigrantes (a maior delas na Baixada Santista), na Rodovia dos Bandeirantes (DERSA), na Rodovia Pedro I (Campinas-Dutra) e no Paraná (para Albuquerque & Takaoka e para TH Marinho de Andrade).

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Queiroz Filho, nº 1700 – casa 80 – Condomínio Villa Lobos Office Park – Vila Hamburguesa – CEP: 05319-000 - São Paulo - SP
Fone: 11-3938-9400 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br