Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Youtube   icone whats

A eng. Catia Mac Cord Simões Coelho, ex-gerente executiva do CBCA e atual sócia-gerente da Coelho & Simões Engenharia Consultiva, foi escolhida pela ABECE para receber o título de Associada Honorária 2013. A homenagem foi prestada no ENECE 2013 - 16º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural, que aconteceu no dia 18 de outubro de 2013, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo (SP).

Formada, em 1972, em Engenharia Metalúrgica pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), fez curso de especialização e aperfeiçoamento nas áreas econômico-contábil, tributária e de gestão.

Trabalhou na Tecnometal - Estudos e Projetos Industrial, de 1971 a 1977, na elaboração de estudos mercadológicos, técnicos e econômicos financeiros, estudos de viabilidade e projetos básicos de expansão de fundições, forjarias e empresas produtoras de aço. Em 1978, foi assessora técnica do Conselho Interministerial de Preços e, de 1979 a 1981, chefe da Divisão de Siderurgia e Metais Não Ferrosos.

Na ASP (Associação as Siderúrgicas Privadas), de 1982 a 1992, fez assessoramento e pesquisas nas áreas de mercado, economia e de comércio exterior de produtos siderúrgicos, representando o setor inclusive em negociações internacionais.

Em 1993, ingressou no Instituto Aço Brasil, como responsável por estudos e projetos de mercado, econômico-financeiros, estatísticas, questões tributárias e, a partir de 1996, pelo desenvolvimento de mercado de produtos em aço. Em 2002, como gerente executiva do CBCA (Centro Brasileiro da Construção em Aço), acumulou atividades atuando para a promoção, desenvolvimento tecnológico, qualificação de mão de obra, avaliação da qualidade, certificação de produtos, e normalização na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), em seus comitês da Construção Civil, de Segurança contra Incêndio, e de Siderurgia.

Até se desligar do Instituto Aço Brasil, em abril de 2013, atuou como Diretora de Mercado e Economia do Instituto Aço Brasil e Diretora do CBCA, Gestora do ABNT/CB-28 - Comitê Brasileiro de Siderurgia, Secretária Técnica do Cosdua (Comité de Sustentabilidad y Desarrollo del Uso del Acero) do Alacero - Asociación Latinoamericana del Acero.

Ao longo de sua permanência no Aço Brasil e CBCA, firmou parcerias com as principais entidades ligadas à cadeia produtiva da construção em aço, entre elas a ABECE, com a qual promoveu diversas iniciativas voltadas para a disseminação do conhecimento sobre a construção em aço no mercado nacional.

Ao receber o título de Associada Honorária ABECE, concebido pela entidade a profissionais que tenham contribuído com relevantes serviços à engenharia estrutural e consultiva brasileiras, a eng. Catia emocionou-se com a homenagem e enfatizou a importância do surgimento da parceria CBCA/ABECE, em 2002, e sua solidificação ao longo das gestões seguintes.

“Creio que juntos estimulamos a transformação, desafiamos o status quo. Foi preciso coragem de ter medo. A cada mandato, novos avanços para o relacionamento das duas entidades. Normas técnicas, cursos, publicações e eventos foram discutidos e realizados”, salientou.

E completou: “A homenagem, portanto, deve ser dirigida ao CBCA e ao Instituto Aço Brasil... Entretanto, estou feliz por representá-los, mesmo aposentada e distante agora. Porque do “AÇO” nunca ficarei distante. E, após esta homenagem, nem da ABECE e de seus parceiros. Muito obrigada!”

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Queiroz Filho, nº 1700 – casa 80 – Condomínio Villa Lobos Office Park – Vila Hamburguesa – CEP: 05319-000 - São Paulo - SP
Fone: 11-3938-9400 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br