Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Youtube   icone whats

Sob o tema Um olhar de interação, novas considerações para o projeto estrutural, o ENECE 2013 - 16º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural, realizado pela ABECE no dia 18 de outubro de 2013, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo (SP), reuniu cerca de 250 profissionais da área.

A cerimônia de abertura contou com representantes de entidades parceiras, como o eng. João Alberto Viol, presidente do Sinaenco-SP (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva), Sérgio Hampshire, presidente da ABPE (Associação Brasileira de Pontes e Estruturas), Luiz Carlos Caggiano Santos, presidente da ABCEM (Associação Brasileira da Construção Metálica), Hugo Rodrigues, gerente de Comunicação da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), eng. Iria Lícia Oliva Doniak, presidente executiva da ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto), Fernando Matos, gerente executivo do CBCA (Centro Brasileiro da Construção em Aço) e do Instituto Aço Brasil, e eng. Inês Laranjeira da Silva Battagin, diretora técnica do Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto), que compuseram a mesa ao lado da presidente da ABECE eng. Suely B. Bueno.

A palestra de abertura ficou a cargo do economista Fernando Sampaio, formado pela USP (Universidade de São Paulo) e pós-graduado pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que apresentou um cenário das perspectivas de curto e médio prazo para a economia brasileira, abordando as principais oportunidades e riscos e as tendências para o setor da construção civil.

Em seguida, uma mesa-redonda reuniu os engenheiros José Celso da Cunha, Dácio Carvalho e Marcelo Rozenberg para discutir a interação projetista x obra, explanando os limites das responsabilidades e deveres nesta relação e como a certificação de projeto pode contribuir neste processo.

Na sequencia, o advogado Antonio Penteado Mendonça, colunista de seguro e previdência do jornal O Estado de S.Paulo, articulista do Jornal da Tarde e produtor e apresentador dos programas Seguros e Crônicas da Cidade, ambos da Rádio Estadão, falou sobre seguro de responsabilidade civil para projetos de engenharia.

O evento trouxe ainda especialistas para falar sobre questões cada mais influentes e em evidência referentes aos sistemas construtivos alternativos para edifícios de múltiplos pavimentos, tanto a estrutura metálica quanto a pré-moldada que têm se mostrado alternativas relevantes para o mercado.

Alexandre Vasconcelos proferiu a palestra “Estruturas mistas e híbridas aço/concreto para edifícios de andares múltiplos, aspectos construtivos e tendências de mercado” e os engenheiros Mounir El Debs e Marcelo Cuadrado Marin fizeram exposições sobre a temática “Contribuição para a avaliação da redução da rigidez de elementos estruturais de concreto pré-moldado de edifícios de múltiplos pavimentos para análise da estabilidade global”.

Em constante atualização, a ABNT NBR 6118 - Projeto de Estruturas de Concreto - Procedimentos, que orienta projetos estruturais de concreto e impacta por sua relevância na engenharia contemporânea, foi um dos assuntos debatidos com o eng. Alio Kimura, secretário da CE 02:124-15 - Comissão de Estudo de Estruturas de Concreto - Projeto e Execução, da qual a presidente da ABECE, eng. Suely B. Bueno, é a coordenadora.

Kimura apresentou um histórico da Norma, das suas atualizações e o atual estágio frente à consulta nacional do projeto de revisão que se encerrou no último dia 15 de outubro.

Para fechar o ciclo de palestras, os engenheiros Ricardo Leopoldo e Silva França e Francisco Paulo Graziano demonstraram como projetar adequadamente lajes planas protendidas.
Na programação do evento, a eng. Catia Mac Cord Simões Coelho foi agraciada com o título de associada honorária da ABECE em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à engenharia estrutural.

A Delegacia Regional de Brasília foi homenageada como Delegacia mais Atuante 2012/2013 (título entregue ao diretor regional eng. Carlos Henrique Linhares Feijão), enquanto as delegacias regionais do Rio de Janeiro e PR/Norte receberam certificado de Destaques 2012/2013 pela sua atuação (títulos entregues aos engenheiros Claudio Adler e José Luiz V.C.Varela, representando o diretor regional PR/Norte Roberto Buchaim). Também foi concedida uma referência à Delegacia Regional de Fortaleza pelo seu expressivo crescimento no período 2012/2013 (homenagem entregue ao eng. Dácio Carvalho, diretor regional).

Clique aqui e confira as palestras apresentadas no ENECE 2013.

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Queiroz Filho, nº 1700 – casa 80 – Condomínio Villa Lobos Office Park – Vila Hamburguesa – CEP: 05319-000 - São Paulo - SP
Fone: 11-3938-9400 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br