Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Youtube   icone whats

Atualmente, percebe-se uma tendência irreversível de aumento da construção de edifícios em alvenaria estrutural. Muitas construtoras brasileiras têm percebido a vantagem em se construir em alvenaria estrutural devido a vários aspectos, como a redução de custos, o caráter racional do processo construtivo, a possibilidade de pré-fabricação de muitos componentes estruturais, a limpeza do canteiro de obras, a redução dos desperdícios e a diminuição dos procedimentos em obra.

Com isso, o interesse pela alvenaria estrutural tem sido crescente, exigindo uma maior habilitação técnica dos profissionais envolvidos no projeto, na execução e no controle de obras dessa natureza. Transmitir informações e técnicas que permitam analisar a estrutura de um edifício de alvenaria, considerando as ações verticais e horizontais, e apresentar as bases de dimensionamento de elementos estruturais de alvenaria é a proposta do curso promovido pela ABECE Inovação.

Tendo como instrutor o eng. Márcio Roberto Silva Corrêa, o curso será realizado no dia 7 de dezembro de 2013, das 9 às 18h, na sede nacional da ABECE, em São Paulo (SP), e é dirigido a projetistas de estruturas e profissionais que atuam no desenvolvimento de projetos estruturais.

De forma simples e objetiva, partindo do conceito de alvenaria estrutural e dos aspectos relativos à sua natureza, às técnicas de modulação e concepção estrutural, serão apresentados os fundamentos da análise estrutural de edifícios de alvenaria (discutindo-se os métodos usuais de distribuição de cargas verticais) e os modelos aplicáveis à análise da estrutura de contraventamento submetida a ações horizontais.

A seguir, é discutida a forma de introdução da segurança mediante o emprego do método dos estados limites, conforme a normalização brasileira em vigor e apresentado o dimensionamento de elementos estruturais de alvenaria submetidos à compressão, ao cisalhamento e à flexão simples e composta. Finalmente, desenvolve-se um exemplo de aplicação em um edifício de alvenaria estrutural, empregando os conceitos anteriormente discutidos.

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com mestrado em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP (Universidade de São Paulo) e doutorado em Engenharia de Estruturas pela USP, o eng. Márcio Roberto Silva Corrêa, colabora com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e é professor associado da USP.

Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto e Alvenaria, atuando principalmente nos seguintes temas: análise estrutural de edifícios, métodos numéricos, análise experimental.

As vagas para o curso Projeto Estrutural de Edifícios de Alvenaria são limitadas e as inscrições devem ser feitas no link http://site.abece.com.br/index.php/fichas-de-inscricoes. Associados da ABECE pagam R$ 350,00 e não associados R$ 450,00. A sede nacional da ABECE fica na Av. Brig. Faria Lima, 1993 - 6º andar - cj. 61/62 - São Paulo - SP. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3938-9400 e e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Queiroz Filho, nº 1700 – casa 80 – Condomínio Villa Lobos Office Park – Vila Hamburguesa – CEP: 05319-000 - São Paulo - SP
Fone: 11-3938-9400 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br