Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Youtube   icone whats


A ABECE e seus parceiros realizam, no dia 30 de setembro de 2014, em São Paulo (SP), uma confraternização comemorativa à finalização dos trabalhos de revisão da ABNT NBR 6118 - Projeto de Estruturas de Concreto - Procedimentos.

A nova versão da Norma entrou em vigor no dia 29 de maio de 2014 e trata especificamente de projetos de concreto simples, armado e protendido. Começou a ser revisada em 2007, e desde então, foi fruto de um trabalho contínuo de aprimoramento e desenvolvimento a partir de iniciativas do Comitê Técnico de Estruturas de Concreto Ibracon/ABECE (CT 301) que, reunindo os profissionais da área, discutiu seus principais pontos de atenção.

A efetivação de sua revisão se deu na comissão de estudos CE 02:124-15 Comissão de Estudos de Estruturas de Concreto - Projeto e Execução, constituída em 2013 sob a coordenação da eng. Suely B. Bueno, presidente da ABECE, e secretariada pelo eng. Alio Kimura, eu contou com a colaboração de coordenadores das versões anteriores da comissão e mais de cem profissionais interessados no tema.

Nesta nova edição, a NBR 6118 teve novamente seu escopo ampliado, passando a estender a abrangência às estruturas de concreto de alto desempenho (classe de resistência do concreto até C90), além de outras melhorias e atualizações.

A principal mudança ocorrida na Norma é justamente a introdução do concreto de resistência acima de 50 Mpa, que já é utilizado em obras importantes, mas não havia formulação específica. No novo texto, é incluso todo o dimensionamento para o concreto de resistência de 55 MPa a 90 MPa.

Durante a discussão do texto, foi detectada a necessidade de estudo em alguns itens que serão analisados na próxima revisão. Aliás, a NBR 6118 é a primeira norma a ser estuda de maneira de maneira contínua.

Associados da ABECE e participantes do ENECE 2013 (16º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural) receberão gratuitamente um exemplar da Norma mediante retirada do mesmo na sede nacional da ABECE, em São Paulo (SP). Associados das demais localidades poderão retirar seu exemplar em suas respectivas regionais.

Alguns exemplares serão sorteados aos presentes no coquetel de confraternização que será realizado às 19h no Espaço Girassol (Rua Girassol, 355 – Vila Madalena – São Paulo – SP). O evento é aberto apenas para associados da ABECE, patrocinadores e participantes da comissão de revisão.

Interessados em participar poderão confirmar presença pelo telefone (11) 3938-9400 ou enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Queiroz Filho, nº 1700 – casa 80 – Condomínio Villa Lobos Office Park – Vila Hamburguesa – CEP: 05319-000 - São Paulo - SP
Fone: 11-3938-9400 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br