Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Youtube   icone whats

Considerada uma das maiores intervenções em mobilidade nos últimos 30 anos na capital pernambucana, a via elevada sobre o Mangue será o tema do encontro mensal promovido pela ABECE, em Recife, no dia 12 de novembro de 2014.

O responsável pelo projeto estrutural da obra, eng. José do Patrocínio Figueirôa, apresentará detalhes do importante empreendimento em sua palestra Via Elevada sobre o Mangue em Recife – Desafios e Soluções no Projeto e na Execução.

Após alguns anos de discussão com entidades ligadas ao meio ambiente, foi aprovado um projeto original de uma via com 2,0 km de extensão, com solução em aterro sobre o mangue. A construtora que venceu a Licitação solicitou um estudo de viabilidade para substituir a solução por uma alternativa estruturada elevada, sobre estacas.

O caminho encontrado foi um modelo com tabuleiro com todos os elementos pré-fabricados e fundação em estacas pré-fabricadas de concreto protendido cravadas com uso de um canti-traveller.

O traçado da Via Mangue tem a função de uma via expressa, com duas faixas de tráfego e sem semáforos, onde a velocidade regulamentada será de 60 km/h, com alguns trechos a 40 km/h. A obra da Via Mangue está sendo desenvolvida pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo Federal.

Engenheiro Civil pela UFPE (Universidade Federal do Pernambuco) e Msc na Coppe, UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o eng. José do Patrocínio Figueirôa lecionou as cadeiras de Resistência dos Materiais – Eng. Mecânica (UFPE), Eng. Química (UFPE), Sistemas Estruturais – Arquitetura (UFPE), Construções de Aço e Madeira (UNICAP) e Concreto Armado – Engenharia Civil (UFPE). É projetista e consultor da Engedata – Engenharia Estrutural Ltda. desde 1974.

A palestra acontece às 19h30 (horário de Brasília) no auditório da ABCP-NE (Rua da Aurora, 2000 - Bairro de Santo Amaro - Recife - PE). As vagas são limitadas e confirmações podem ser feitas pelo telefone (11) 3938-9400 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Para acompanhar a apresentação ao vivo, basta entrar em contato com os diretores regionais por intermédio do endereço http://site.abece.com.br/index.php/regionais. Interessados em acompanhar a transmissão em São Paulo, na sede nacional da ABECE, podem se inscrever no endereço http://site.abece.com.br/index.php/fichas-de-inscricoes .

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Queiroz Filho, nº 1700 – casa 80 – Condomínio Villa Lobos Office Park – Vila Hamburguesa – CEP: 05319-000 - São Paulo - SP
Fone: 11-3938-9400 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br