Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Youtube   icone whats

Confirmando o sucesso do tradicional evento promovido pela ABECE, cerca de 280 participantes marcaram presença na 17ª edição do ENECE - Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural no dia 31 de outubro de 2014, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo (SP).

A cerimônia de abertura contou com representantes de entidades parceiras, como Iria Licia Oliva Doniak, presidente executiva da ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto), Hugo Rodrigues, diretor de Comunicação da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), Inês L. S. Battagin (Superintendente da ABNT/CB-18 (Associação Brasileira de Normas Técnicas), Sergio Hampshire, presidente da ABPE (Associação Brasileira de Pontes e Estruturas), Carolina Fonseca, gerente executiva do CBCA (Centro Brasileiro da Construção em Aço), Túlio Nogueira Bittencourt, presidente do Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto), e Jorge Batlouni, (vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do Sinduscon-SP (Sindicato da Construção Civil de São Paulo), que compuseram a mesa ao lado da então presidente da ABECE eng. Suely B. Bueno.

Eleita para o biênio 2014-2016, a nova diretoria da ABECE foi empossada na abertura do ENECE e ficou assim composta: Augusto Guimarães Pedreira de Freitas (presidente), Jefferson Dias de Souza Junior (vice-presidente de Relacionamento), Ricardo Leopoldo e Silva França (vice-presidente de Tecnologia e Qualidade), José Luiz V.C.Varela (vice-presidente de Marketing) e os diretores Claudio Adler, Enio Canavello Barbosa, Guilherme Covas, João Alberto de Abreu Vendramini, José Martins Laginha Neto, Luiz Aurélio Fortes da Silva e Roberto Dias Leme.

Sob o tema 6118 - Esses números não bastam para o seu projeto - A influência de outras normas em um projeto estrutural, o evento trouxe especialistas que abordaram em suas temáticas fundação, pré-moldados, biela tirante, norma de desempenho, estruturas metálicas e mistas, todas respaldadas pelas importantes normas a elas atreladas.

O psicólogo, professor e consultor em gestão empresarial Waldez Luiz Ludwig foi o convidado para a palestra de abertura intitulada "Além das Normas: estratégia, excelência, inovação, talento e você", levando todos os participantes, de uma forma muito descontraída, à reflexão de como montar uma estratégia para o futuro considerando qualidade, gestão colaborativa, poder do conjunto, administração compartilhada, valorização ética e responsabilidade social.

Palestras técnicas

O eng. Ricardo Azeredo Passos Candelaria, que tem experiência em projetos de estruturas metálicas, mas atua também em estruturas de concreto e de madeira, tanto de obras industriais como comerciais e residenciais, abriu as palestras técnicas do Encontro abordando a NBR 8800 - Projeto de estrutura de aço e de estrutura mista de aço e concreto de edifícios e suas considerações no dimensionamento e interface com as estruturas de concreto.

Os impactos da NBR 15575:2013 – Edificações Habitacionais - Desempenho, mais conhecida como Norma de Desempenho, foram apresentados pela eng. Suely B. Bueno, que atua na área de estruturas de edifícios altos e obras especiais em concreto armado e protendido. Ela fez um levantamento dos principais pontos da Norma e interpretações com o objetivo de coloca-los em discussão para alinhar um entendimento, por parte dos projetistas, com recomendações e sugestões para uma harmonização das regras impostas por esta normativa.

Critérios do projeto e detalhes executivos das estruturas pré-moldadas do GRU Airport (Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, em Guarulhos/SP) - terminal de passageiros (TPS3) e edifícios garagem (EDG1) foram apresentados pelos engenheiros Eduardo B. Millen e José Martins Laginha Neto na terceira palestra técnica do Encontro.

As obras fizeram parte dos projetos para ampliação do aeroporto e contaram com projeto de cálculo estrutural a cargo da empresa espanhola Engecorps, que foi contratada diretamente pela Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A. com respaldo dos escritórios nacionais GTP - Grupo Técnico de Projeto e Zamarion e Millen Consultores.

Os dois palestrantes explicaram que as estruturas pré-fabricadas foram dimensionadas para uma resistência de 50 MPa e compostas de pilares cujo comprimento varia de 6 a 22 m. As peças de maior comprimento foram fornecidas em dois segmentos, o que facilitou o processo de transporte e montagem. As vigas têm de 9 a 18 m de comprimento e são protendidas. A protensão foi obtida em pista mediante o processo de pré-tensão. As lajes alveolares foram dimensionadas para suportar o peso de todos os equipamentos previstos, a movimentação de bagagens e a circulação de passageiros. O sistema de ligação entre pilares e vigas foi concebido nos moldes de uma estrutura pré-fabricada no canteiro e composto de elementos metálicos embutidos nas peças pré-fabricadas e soldados em seguida.

A interface entre a engenharia geotécnica e a engenharia estrutural foi abordada pelo eng. Alexandre Duarte Gusmão, secretário executivo da ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica) e responsável técnico por mais de 2000 obras geotécnicas (obras de terras, pontes, viadutos e edifícios).

Bielas e tirantes: tópicos a serem introduzidos na NBR 6118 foi o tema apresentado pelo eng. Daniel Miranda, que atua em projeto estrutural de grandes obras e é membro da comissão de revisão da NBR 6118 Projeto de estruturas de concreto – Procedimento. Ele demonstrou como calcular o dimensionamento e o detalhamento de estruturas de concreto com o auxílio de modelos de bielas e tirantes e como este método pode ser introduzido na Norma.

Homenagens

Ainda como parte da programação, foi agraciado com o título de associado honorário da ABECE em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à engenharia estrutural o eng. Marcos de Mello Velletri, diretor de insumos da Vice-presidência de Tecnologia do Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo) e presidente da ABECE nas gestões 1994-1996 e 1996-1998.

A Delegacia Regional de Belo Horizonte foi homenageada como Regional mais Atuante 2013/2014 (título entregue ao diretor regional eng. Márcio José de Rezende Gonçavez, enquanto a Regional PR/Norte recebeu certificado de Destaque 2013/2014 pela sua atuação no período (título entregue ao eng. Roberto Buchaim).

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Queiroz Filho, nº 1700 – casa 80 – Condomínio Villa Lobos Office Park – Vila Hamburguesa – CEP: 05319-000 - São Paulo - SP
Fone: 11-3938-9400 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br