Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Youtube   icone whats



Divulgar a fabricação, performance técnica e aplicações em protensão aderente e não aderente do CP 210 (12,7 mm e 15,2 mm) é o objetivo do primeiro encontro mensal de 2016 promovido pela ABECE, no Instituto de Engenharia, em São Paulo (SP), no próximo dia 18 de fevereiro.

O encontro será uma importante oportunidade para conhecer casos de sucesso de projetos e de obras que utilizaram a cordalha de mais alta resistência. Para apresentar os casos estão convidados os engenheiros Warley dos Santos, Joaquim Caracas e Eugenio Cauduro.

A fabricação de CP 210 será abordada pelo eng. Warley dos Santos, graduado em Engenharia de Produção/Civil pela FUMEC de Belo Horizonte e pós-graduado em Processos Metalúrgicos de Fabricação pela PUC Minas (2012) com especialização em Engenharia Civil pela UFMG (2015). É atualmente Line Owner do segmento de aços para Concreto Protendido da Belgo Bekaert em suas três unidades fabris no Brasil, Bahia, São Paulo e Contagem, sendo responsável pelas atividades de desenvolvimento de novos produtos e processos, assistência técnica especializada a clientes da Industria de pré-fabricados de concreto e pela Interface Vendas, Engenharia de Aplicação e Produção. Tem experiência na gestão industrial incluindo equipamentos (implantação & manutenção), engenharia de processos e de aplicação de fios e cordoalhas protendidas.

O eng. Joaquim Caracas falará sobre aplicação CP 210 protensão não aderente. Formado pela Universidade Federal do Ceará, fundou, em 1997, a Impacto Protensão, uma empresa focada no desenvolvimento de sistemas construtivos para lajes prediais, utilizando técnicas patenteadas. Diversas tecnologias de seu portfólio envolvem plástico reciclado, design inteligente e concreto protendido, promovendo economia de até 85% no uso da madeira e até 45% em mão de obra. Esse modelo tem se consolidado por todo o Brasil como um formato inovador e sustentável de construir lajes, permitindo reduzir até 2% os custos totais da construção de um prédio. Além da aplicação estrutural, o modelo reciclável de sua cadeia de produção e avançados investimentos em P&D permitiram criar com lixo o sistema de "contâiners sustentáveis", construídos com peças plásticas encaixáveis que podem servir como uma solução flexível de baixo custo para canteiros de obras, escolas, refeitórios e até casas.

Aplicação CP 210 protensão aderente será tratada pelo eng. Eugênio Cauduro, diretor da Cauduro Consultoria Ltda., Protensão e métodos construtivos. Trouxe para o Brasil sua experiência em Desenvolvimento de mercado, Protensão - Construção Civil pesquisada nos Estados Unidos, divulgando a tecnologia e desenvolvendo o mercado de protensão com cordoalhas engraxadas e plastificadas (unbonded tendons).  Estabeleceu contatos nos US e promove visitas de construtores e calculistas profissionais a especialistas na pós-tensão, visando sua disseminação no Brasil

O encontro acontece às 20h no Instituto de Engenharia (Av. Dante Pazzaneze, 120 – Vila Mariana – São Paulo – SP). As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no endereço http://site.abece.com.br/index.php/fichas-de-inscricoes .

Para acompanhar a apresentação ao vivo, aberta às regionais e associados correspondentes, basta entrar em contato com os diretores regionais por intermédio do endereço  http://site.abece.com.br/index.php/regionais. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3938-9400 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Queiroz Filho, nº 1700 – casa 80 – Condomínio Villa Lobos Office Park – Vila Hamburguesa – CEP: 05319-000 - São Paulo - SP
Fone: 11-3938-9400 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br