Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Youtube   icone whats



O próximo encontro mensal da ABECE será realizado no dia 21 de junho de 2016 na capital federal, por intermédio da Regional Brasília, e terá como convidado especial o prof. Pedro Almeida para falar sobre monitoração da Ponte JK e aspectos de durabilidade.

A Ponte JK completa, em 2016, 14 anos de operação continuada, já atingindo sua capacidade máxima de operação, com frequentes horários de lentidão diante do intenso tráfego. Tendo uma estrutura arrojada, de grande complexidade geométrica e estrutural, formada por três arcos de aço, com vãos de 240 m cada um, ganhou o prêmio da ponte mais bonita do mundo em 2002.

Em 2011, ocorreu um dano permanente no sistema de apoios da ponte decorrentes da fadiga das barras de transmissão dos apoios, paralisando uma faixa de rolamento por algumas horas. Essa danificação foi parcialmente reparada e o sistema de apoios vem sendo monitorado até que seja concluída sua readequação estrutural, prevista pra 2017.

Na palestra, o prof. Pedro Almeida, que tem grande experiência em análise experimental de estruturas de pontes estaiadas, viadutos, estádios, ensaios dinâmicos de pontes e grandes estruturas e de fadigas de estruturas flexíveis submarinas, serão tratadas as causas da danificação dos apoios, a readequação e as tecnologias envolvidas na monitoração da ponte em andamento.

Doutor em Engenharia Civil pela EPUSP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) 1990, na especialidade Estruturas, com Pós-Doutorado na Universidade Politécnica da Catalunya na área de Fotoelasticidade de Reflexão, em 1993-1994, Almeida fez estágio, em 2014, no Curso Superior de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra ESG do Ministério da Defesa do Brasil. Professor Doutor da EPUSP desde 1989, ele é membro da fib C5 Commission on Reinforcement and Prestressing Materials and Systems, membro atuante nas comissões de estudos para revisão das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas); membro da SEM Society for Experimental Mechanics, do IABSE (International Association fo Bridge and Structural Engineering), do IASS (International Association for Shell and Spatial Structures), Assessor Científico da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), da CAPES e do CNPq. É Fundador e Diretor do LEM - Laboratório de Estruturas e Materiais Estruturais da Escola Politécnica da USP (1998-2002) e do LSE Laboratório de Sistemas Estruturais Ltda.

O encontro acontece às 19h na UCB - Universidade Católica de Brasília (Auditório do Bloco M - Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF). As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no endereço http://site.abece.com.br/index.php/fichas-de-inscricoes .

Haverá transmissão ao vivo. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3938-9400 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Queiroz Filho, nº 1700 – casa 80 – Condomínio Villa Lobos Office Park – Vila Hamburguesa – CEP: 05319-000 - São Paulo - SP
Fone: 11-3938-9400 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br