Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Youtube



A Regional Rio de Janeiro vem mantendo contato com o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro) e têm surgido iniciativas conjuntas que estão sendo implantadas gradativamente.

O primeiro encontro ocorreu em 13 de junho de 2016 quando o diretor da Regional, eng. Candido Magalhães, esteve reunido com o presidente do CREA-RJ Reynaldo Barros e seu assessor Felipe Costa Brasil.

Após explanar ao presidente a representatividade da ABECE, em suas duas décadas de existência, composta por boa parte dos engenheiros calculistas do estado do Rio de Janeiro e a abrangência nacional da mesma, o diretor regional explicou o problema que os projetistas locais estão enfrentando quanto a multas por falta e manutenção de placas nas obras.

O eng. Candido explicou que os engenheiros projetistas não têm gerência sobre a colocação das mesmas e que vêm sofrendo penalidades injustas.

O presidente do Conselho, por sua vez, se mostrou sensível ao caso e um novo encontro foi marcado em 12 de julho, no qual também compareceu o diretor da ABECE Nacional, eng. Claudio Adler, que é associado da Regional Rio de Janeiro.

Atendidos, desta vez, pelo gerente de projeto e inovação do CREA-RJ Rodrigo Machado e pela coordenadora de planejamento e controle de fiscalização Jussara Lemos, novamente foram explicados os problemas enfrentados com relação às multas.

Os representantes do Conselho entenderam a situação e com a ajuda do colega eng. Manoel Lapa e Silva acordaram que passariam aos fiscais a instrução de que, ao fiscalizar uma obra, eles deveriam verificar se foram emitidas ARTs dos projetistas e não mais emitiriam multas para os que não estivessem com placas afixadas.

Também está sendo discutida entre as duas entidades a possibilidade de produção de uma cartilha a ser distribuída aos associados da ABECE sobre como proceder com a colocação de placa, visando orientar sobre todas as exigências necessárias e evitando infrações.

A Regional Rio de Janeiro foi convidada a participar dos conselhos do CREA-RJ, uma vez que tem representatividade para isso.

“A abertura do diálogo com o CREA na busca de iniciativas conjuntas só foi possível graças à força da representatividade que a ABECE possui junto aos profissionais locais. Estamos muito satisfeitos com os avanços que poderão surgir desta aproximação”, salienta o eng. Candido Magalhães.
 

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Queiroz Filho, nº 1700 – casa 80 – Condomínio Villa Lobos Office Park – Vila Hamburguesa – CEP: 05319-000 - São Paulo - SP
Fone: 11-3938-9400 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br