Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Youtube


Durante o Cobramseg/SBMR 2016 (Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica/Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas), que acontece em Belo Horizonte (MG) de 19 a 22 de outubro de 2016, a ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos) e a ABECE, por intermédio da Regional Belo Horizonte, vão realizar, no dia 21, das 8h30 às 19h15, o Fórum Nacional de Interações Estruturais.

O objetivo é ampliar e aprofundar a discussão sobre as interfaces envolvendo as áreas de Infraestrutura, Mesoestrutura e Superestrutura e estabelecer parâmetros e conceitos que facilitem a interlocução entre projetistas geotécnicos e engenheiros estruturais.

Este Fórum, que terá a participação de destacados engenheiros das duas entidades, é uma inovação para o Cobramseg. A cada bloco de duas a três palestras haverá uma sessão de debates.

A primeira palestra do Fórum será ministrada pelo eng. Augusto G. Pedreira de Freitas, presidente da ABECE, que falará sobre ATP - Avaliação Técnica de Projeto. Em seguida, Mário Cepollina, associado à ABMS, apresentará o tema “CQP – Controle de Qualidade de Projeto”. O debate será mediado pelo eng. Sérgio C. Paraíso, associado ao Núcleo Minas Gerais da ABMS.

O segundo bloco de palestras começará com as palestras dos engenheiros Jarbas Milititsky (ex-presidente da ABMS) e Ubirajara Alvim, membro da ABECE e associado à ABMS. Eles abordarão os temas “Patologia de Fundações – Desafios para melhoria” e “Patologia de Estruturas e Grandes Desastres Estruturais”, respectivamente.

A plenária que encerra este bloco de palestras será sobre mecânica de rochas em engenharia civil com André Assis (ABMS).
À tarde, Jaime Domingos Marzionna e Frederico Falconi (ambos ex-presidentes do Núcleo São Paulo da ABMS) irão palestrar, respectivamente, sobre “ABNT NBR6222 – Ações nas fundações - Valores característicos e valores de projeto” e “Mapa de Cargas e o Projeto das Fundações”.

Em seguida, Ricardo Leopoldo e Silva França, vice-presidente de Tecnologia e Qualidade da ABECE, apresenta a palestra “O Mapa de Cargas”. O debate será mediado por Paulo Bedê, associado da ABECE.

O bloco final de palestras do Fórum tem início com o eng. Hélio P. Chumbinho, diretor-adjunto da Regional Belo Horizonte, que falará sobre “Bloco de coroamento de Estacas Metálicas”.

Os engenheiros Alexandre Gusmão, secretário-executivo da ABMS, e Luiz Aurélio Fortes da Silva, diretor da ABECE falarão sobre “Interação solo-estrutura em edifícios”. Gusmão irá abordar o desempenho da fundação de edifícios com foco na interação solo-estrutura, e Luiz Aurélio falará sobre métodos para a consideração da ISE nos projetos. O último debate do dia será mediado por Sussumu Niyama, ex-presidente da ABMS.

O Congresso acontece no Minascentro, um dos principais centros de exposições da capital mineira, que fica defronte à entrada principal do Mercado Central (Av. Augusto de Lima, 785). Os organizadores esperam um público superior a 1.000 pessoas. Informações sobre inscrições estão no endereçowww.cobramseg2016.com.br

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Queiroz Filho, nº 1700 – casa 80 – Condomínio Villa Lobos Office Park – Vila Hamburguesa – CEP: 05319-000 - São Paulo - SP
Fone: 11-3938-9400 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br