Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Youtube   icone whats

Instrutor: Eng. Márcio Roberto Silva Corrêa

Carga Horária: 8 horas

Público-alvo: Projetistas de estruturas e profissionais que atuam no desenvolvimento de projetos estruturais.

Objetivo: transmitir conhecimentos avançados sobre o projeto estrutural de edifícios de alvenaria, direcionados ao projetista que já possui conhecimento básico sobre o tema.

Abordagem: o curso busca trazer informações relevantes para o projeto de estruturas de alvenaria, voltadas para aplicação prática. Inicialmente apresenta-se estudo da inclusão dos lintéis no acoplamento de paredes de alvenaria, para o enrijecimento do sistema de contraventamento lateral do edifício e a consideração do efeito do cisalhamento na deformação das paredes. Ilustra-se o procedimento, apresentando exemplo prático em que tais procedimentos são adotados para viabilizar o sistema estrutural de edifício de vinte pavimentos em alvenaria, situado em região de ventos fortes. Na sequência, discute-se o sistema de controle da alvenaria, destacando-se os ensaios de laboratório usualmente empregados para tal fim, bem como a sua aplicação segundo as normas técnicas brasileiras em vigor. Destaca-se a análise de não–conformidades de resultados, discutindo-se os procedimentos aplicáveis quando as resistências experimentais apuradas não atingem os valores das resistências de projeto. Adicionalmente, analisa-se a flexo-compressão de paredes, apresentando procedimento apurado para o seu dimensionamento. Exemplos práticos são discutidos, avaliando-se as aproximações presentes em normas técnicas brasileiras e internacionais. Apresentam-se as manifestações patológicas mais comuns em alvenaria estrutural, analisando-se suas causas e formas de prevenção. Por fim, discutem-se modelos de cálculo para avaliação do efeito arco na ação composta entre paredes de alvenaria e vigamento de apoio. Utiliza-se software livre para análise estrutural do contraventamento da edificação além de planilhas de cálculo para controle de obra e dimensionamento de elementos de alvenaria estrutural.

Justificativa: atualmente, percebe-se uma tendência irreversível de aumento da construção de edifícios em alvenaria estrutural. Muitas construtoras brasileiras têm percebido a vantagem em se construir em alvenaria estrutural, devido a vários aspectos, como a redução de custos, o caráter racional do processo construtivo, a possibilidade de pré-fabricação de muitos componentes estruturais, a limpeza do canteiro de obras, a redução dos desperdícios e a diminuição dos procedimentos em obra. Com isso, o interesse pela alvenaria estrutural tem sido crescente, exigindo uma maior habilitação técnica dos profissionais envolvidos no projeto, na execução e no controle de obras dessa natureza.

Conteúdo Programático: Módulo 1 - Sistema de contraventamento lateral, aplicação em edifício alto; controle de obras e análise de não-conformidades; flexo-compressão de paredes / Módulo 2 - Patologia de edifícios de alvenaria estrutural: causas, prevenção e reparo / Módulo 3 -  Efeito arco na alvenaria.

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Queiroz Filho, nº 1700 – casa 80 – Condomínio Villa Lobos Office Park – Vila Hamburguesa – CEP: 05319-000 - São Paulo - SP
Fone: 11-3938-9400 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br