Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Youtube   icone whats

Seis profissionais da área da engenharia estrutural que desenvolveram projetos em várias regiões do país foram os vencedores da quinta edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorreu na noite de 17 de outubro de 2007, no Grand Hotel Hyatt, em São Paulo (SP).

Promovida pela ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) e pelo Grupo Gerdau, esta edição contou com número recorde de inscritos, com 124 projetos participantes, 48% a mais em comparação com o ano anterior.

A premiação apontou um vencedor e um projeto destacado como menção honrosa para cada categoria: Edificações, Obras-de-Arte e Obras de Pequeno Porte e Estruturas Especiais. Os primeiros colocados das três categorias ganharam troféu, certificado e passagens (mais estadia) para participar do Salão Internacional da Construção, o Batimat 2007, um dos maiores eventos do mundo nesse segmento, realizado em Paris. Os profissionais responsáveis pelos projetos destacados com menção honrosa receberam placa e certificado.

O primeiro colocado na categoria Edificações foi o eng. Gilberto Mascarenhas Barbosa do Valle, da Projest Consultoria e Projetos (Rio de Janeiro - RJ), responsável pelo projeto do Centro Cultural Niemeyer, em Goiânia (GO). A categoria leva em conta as estruturas verticais e/ou horizontais que se destinam à utilização residencial, comercial, escolar, entre outras. O projeto do Centro Cultural Niemeyer compreende um conjunto de quatro prédios: monumento da praça em forma de pirâmide, teatro, prédio administrativo com cinco pavimentos e museu. A obra possui fundações diretas em todos os prédios, com exceção do museu.

Na categoria Obras-de-Arte, o vencedor foi o eng. Luciano Afonso Borges, da Maubertec Engenharia e Projetos (São Paulo – SP). O inovador projeto da Estação Alto do Ipiranga, da Linha 2 do Metrô de São Paulo (SP), posiciona a estação em um grande poço circular com 34 m de diâmetro. O mezanino da estação é feito de uma estrutura mista suspensa e o uso de uma cobertura metálica revestida em vidro confere beleza e luminosidade ao local. A obra lançou uma tendência – algumas estações da Linha 4 do Metrô vêm sendo executadas de acordo com o mesmo modelo. A categoria Obras-de-Arte revela os profissionais que desenvolveram as melhores estruturas para projetos, como pontes, viadutos, passarelas, monumentos obras de saneamento, entre outras.

Já na categoria Obras de Pequeno Porte e Estruturas Especiais, o prêmio foi para o eng. Flávio Correia D´Alambert, da Projeto Alpha Engenharia de Estruturas (Barueri – SP), com a cobertura do Estádio Olímpico João Havelange, que sediou os Jogos Pan-Americanos 2007, no Rio de Janeiro (RJ). O grande diferencial da obra são os quatro arcos que sustentam a cobertura – dois deles possuem 163 m e outros dois contam com 220 m de vão livre. Esse vão de 220 m é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o do Estádio Olímpico de Atenas, na Grécia. Na América Latina não há obra similar em termos de dificuldade de construção, fabricação e montagem.

A premiação reconheceu também outros profissionais que desenvolveram projetos de destaque em cada uma das categorias com menção honrosa. Em Edificações, o destaque foi para o eng. Aluízio D´Avila, da Aluzio A. M. D´Avila Engenharia de Projetos (São Paulo - SP), pela obra do Edifício Santa Catarina, também em São Paulo (SP). Em Obras-de-Arte, o eng. Marcelo Henrique Avelar Costa, da Ceprol – Consultoria e Engenharia de Projetos (Belo Horizonte - MG), recebeu menção honrosa pelo Viaduto Retorno Lagoa Santa, em Lagoa Santa (MG). E a menção honrosa na categoria Obras de Pequeno Porte e Estruturas Especiais foi para o eng. Raul Neuenschwander Neto, da R Neuenschwander Engenharia de Estruturas, de Contagem (MG). A obra premiada foi a Residência Sete Lagoas (Sete Lagoas - MG).

Conheça os vencedores do Prêmio

Categoria Edificações

Vencedor: Gilberto Mascarenhas Barbosa do Valle
Empresa: Projest Consultoria e Projetos SC Ltda.
Obra: Centro Cultural Niemeyer (Goiânia - GO)


Eng. Gilberto M. B. do Valle (à esq.) receber prêmio das mãos do Diretor Comercial da Gerdau Aços Longos Gerson Marcos Venzon


O projeto do Centro Cultural Niemeyer compreende um conjunto de quatro prédios: o primeiro é um monumento da praça em forma de pirâmide, o segundo um teatro, o terceiro é um prédio administrativo e o quarto um museu. A obra possui fundações diretas em todos os prédios, com exceção do museu. Um projeto de grande inspiração que reúne grandiosidade, harmonia e avanço tecnológico.


Menção Honrosa: Aluizio D´Avila
Empresa: Aluízio A. M. D´Avila Engenharia de Projetos (São Paulo – SP)
Obra: Edifício Santa Catarina (São Paulo - SP)


Placa e certificado de menção honrosa foi recebida pelo eng. José Luiz Varela (à esq.), representante do eng. Aluízio D´Avila, das mãos do vice-presidente da ABECE eng. Marcos Monteiro


A obra do Edifício Santa Catarina possui balanços de grandes dimensões com 7 m. O grande salão se apóia em quatro pilares executados em duas etapas para não causar esforço indesejado. A laje de 18 m tem estrutura metálica, o que confere ao topo do prédio uma curvatura surpreendente.

Categoria Obras-de-Arte

Vencedor: Luciano Afonso Borges
Empresa: Maubertec Engenharia e Projetos (São Paulo - SP)
Obra: Estação Alto do Ipiranga - Linha 2 do Metrô de São Paulo (São Paulo - SP)


Eng. Luciano Afonso Borges (à esq.) foi premiado pelo presidente da ABECE eng. José Roberto Braguim


O projeto da Estação do Metrô Alto do Ipiranga é um projeto inovador em que a estação de metrô se origina de um grande poço circular com 34 m de diâmetro. O mezanino da estação é feito de uma estrutura mista suspensa. O uso de uma cobertura metálica revestido em vidro confere beleza e luminosidade ao local. Uma obra que lançou tendência – já tem a Linha 4 do Metrô sendo executada de acordo com o mesmo modelo.

Menção Honrosa: Marcelo Henrique Avelar Da Costa
Empresa: Ceprol – Consultoria e Engenharia de Projetos Ltda. (Belo Horizonte - MG)
Obra: Viaduto Retorno Lagoa Santa (Lagoa Santa - MG)


O gerente de vendas da Gerdau, Mauro de Mello Franco (à esq.) entregou certificado e placa de menção honrosa para o eng. Marcelo Henrique Avelar da Costa


O grande diferencial do projeto do Viaduto Retorno Lagoa Santa é o impacto que ela causa tanto a leigos como a engenheiros civis. Seu formato em ferradura causa espanto e a dúvida mais comum que provoca é como a obra se mantém em pé. Não há no Brasil nenhuma obra parecida com essa que inova e causa surpresa por seu formato e dificuldade de análise.

Categoria Obras de Pequeno Porte e Estruturas Especiais

Vencedor: Flávio Correia D´Alambert
Empresa: Projeto Alpha Engenharia de Estruturas (Barueri - SP)
Obra: Cobertura do Estádio Olímpico João Havelange (São Paulo - SP)


Eng. Flávio D´Alambert (à esq.) foi condecorado pelo gerente de Marketing da Gerdau Vinicius Rodrigues Morais Jr.


O grande diferencial da cobertura do Estádio Olímpico João Havelange são os quatro arcos que sustentam a cobertrua. Dois arcos possuem 163 m e os outros dois 220 m de vão livre. Esse vão de 220 m é o segundo maior do mundo, só perdendo para o Estádio Olímpico de Atenas, na Grécia. Na América Latina não obra similar na dificuldade construtiva de fabricação e montagem.


Menção Honrosa: Raul Neuenschwander Neto

Empresa: R Neuenschwander Engenharia de Estruturas (Contagem – MG)
Obra: Residência Sete Lagoas (Sete Lagoas – MG)


Placa e certificado de menção honrosa foram entregues ao eng. Raul Neuenschwander Neto (à esq.) pelo editor da Revista Téchne Paulo Kiss


O projeto arquitetônico da Residência Sete Lagoas apresentou uma proposta que privilegia os espaços internos com grandes vãos e grande esbeltez na forma arquitetônica. A edificação de estrutura metálica está implantada solta do chão, com poucos apoios e um movimento limpo nas fachadas. O grande destaque fica por conta do vão livre que possui quase 9 m.

Mais imagens da festa de premiação

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Queiroz Filho, nº 1700 – casa 80 – Condomínio Villa Lobos Office Park – Vila Hamburguesa – CEP: 05319-000 - São Paulo - SP
Fone: 11-3938-9400 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br