Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Youtube   icone whats

Estruturalmente, a Cidade da Música, localizada na Barra da Tijuca, na capital carioca, é uma das obras mais complexas já executadas no País. No dia 30 de julho de 2014, o eng. Bruno Contarini, um dos responsáveis pelo seu projeto, irá expor e explicar, em encontro mensal promovido pela ABECE, quais foram os principais desafios deste empreendimento.

Idealizada pelo arquiteto e urbanista francês Christian de Portzamparc, um dos maiores especialistas em casas musicais do mundo, a Cidade da Música apresenta uma estrutura de concreto protendido em forma de losango com 85 m por 200 m e possui um subsolo e uma área térrea totalmente livre. No 1° piso estão localizados uma grande sala, o teatro, as salas de ensaio, cinemas, a sede da Orquestra Sinfônica Brasileira, butiques e bares, entre outras instalações.

Os apoios são em pilares redondos com 20 m de altura entre as placas e também grandes paredes cilíndricas, algumas em concreto protendido, formando o esquema estrutural da obra.

Todos os detalhes da Cidade da Música serão apresentados pelo eng. Bruno Contarini na palestra que será transmitida on-line para todas as regionais da ABECE e para os associados correspondentes. Engenheiro civil com especialização em arquitetura pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil (atual Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro), Bruno Contarini é considerado um dos mais importantes engenheiros do país.

Especialista em pontes e viadutos, projetou e executou, ao lado do arquiteto Oscar Niemeyer, grandiosas obras no Brasil e no exterior utilizando soluções e técnicas inovadoras. Com importantes obras no currículo, que vão da Ponte Rio Niterói à Universidade de Constantine, na Argélia, Bruno Contarini tem contribuído para a inserção da engenharia brasileira entre as melhores do mundo.

A palestra acontece às 18h30 na Rua Jardim Botânico, 600 - Cj. 406 - Rio de Janeiro - RJ. As vagas são limitadas e confirmações podem ser feitas pelo telefone (21) 2132.7365, com Rosa, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Para acompanhar a apresentação ao vivo, basta entrar em contato com os diretores regionais por intermédio do endereço http://site.abece.com.br/index.php/regionais. Interessados em acompanhar a transmissão em São Paulo, na sede nacional da ABECE, podem se inscrever no endereço http://site.abece.com.br/index.php/fichas-de-inscricoes .

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3938-9400 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Queiroz Filho, nº 1700 – casa 80 – Condomínio Villa Lobos Office Park – Vila Hamburguesa – CEP: 05319-000 - São Paulo - SP
Fone: 11-3938-9400 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br