Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Youtube   icone whats

Reunidos em 13 de maio de 2021, os engenheiros Enio C. Barbosa, presidente da ABECE, e Paulo Helene, presidente do Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto), assinaram, na presença do eng. Júlio Timerman, vice-presidente do Ibracon e conselheiro da ABECE, o protocolo complementar de Colaboração Técnico-científica Institucional.

Este acordo, complementar ao já existente as duas entidades desde 2007, estabelece que os associados de ambas sejam beneficiados com a disponibilização de trabalhos conjuntos realizados, onde se destacam os softwares gratuitos para o dimensionamento de vigas e pilares de concreto armado em situação de incêndio, de acordo com a ABNT NBR 15200 Projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio. 

Estes softwares, desenvolvidos pelo Ibracon no CT-305/SC4 - Comitê Técnico de Segurança de Estruturas de Concreto Contra Incêndio e Sub-Comitê Técnico Projeto de Estruturas de Concreto em Situação de Incêndio, serão disponibilizados para download na área restrita aos associados.

Revista em 2012, a NBR 15200 tem o objetivo de estabelecer os critérios de projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio e se aplica às estruturas de concreto projetadas de acordo com as ABNT NBR 6118 e ABNT NBR 9062. 

Um dos aspectos que sofreu maior mudança, na ocasião de sua revisão, está relacionado justamente à estrutura de pilares, conteúdo do software disponibilizado.

 

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Queiroz Filho, nº 1700 – casa 80 – Condomínio Villa Lobos Office Park – Vila Hamburguesa – CEP: 05319-000 - São Paulo - SP
Fone: 11-3938-9400 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br