Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Youtube   icone whats

Os engenheiros convidados Gabriela Lins de Albuquerque e Fabrício Bolina apresentaram, em live promovida pela ABECE no dia 8 de julho de 2021, tópicos para o projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio, sob moderação do eng. Luiz Aurélio Fortes da Silva (vice-presidente de Relacionamento da ABECE).

Atuando, desde 2010, na área de Engenharia de Estruturas, com ênfase em Estruturas em Situação de Incêndio e Estruturas de Concreto, a eng. Gabriela apresentou o panorama normativo sobre o assunto, com destaque à norma brasileira ABNT 15200:2012 Projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio, que estabelece os critérios de projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio e se aplica às estruturas de concreto projetadas de acordo com as normas NBR 6118 e NBR 9062.

Destacou os procedimentos para otimização do TRRF segundo a Norma e instruções técnicas com uso do aplicativo TRFVIG (disponível aos associados da ABECE e do Ibracon) para o cálculo do tempo de resistência ao fogo de vigas de concreto armado.

Já o prof. Fabrício Bolina, consultor técnico na área de projeto de estruturas em situação de incêndio, enfatizou a importância de revisar/atualizar a NBR 15200 e falou das perspectivas e expetativas para tal.

A live está disponibilizada no Canal da ABECE no Youtube. Para conferí-la, basta acessar https://www.youtube.com/watch?v=16nIrY_KOs0 

 

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Queiroz Filho, nº 1700 – casa 80 – Condomínio Villa Lobos Office Park – Vila Hamburguesa – CEP: 05319-000 - São Paulo - SP
Fone: 11-3938-9400 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br