Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Youtube   icone whats

Os engenheiros Hélio Pereira Chumbinho e José Julio Alves Tavares receberam da ABECE, no dia 21 de outubro de 2021, durante o 24º ENECE - Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural, o título de Associado Honorário 2021.

A homenagem foi criada em 2000 para reconhecer profissionais que tenham contribuído com relevantes serviços prestados à engenharia brasileira há mais de 40 anos.

Formado em Engenharia Civil, em 1971, pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Hélio P. Chumbinho é associado da ABECE desde 1998 e sempre foi muito atuante na diretoria da Regional Belo Horizonte (diretor na gestão 2016-2018) e é, desde 2020, membro do conselho deliberativo da entidade.

Abriu, em 1976, sua própria empresa, Misa Engenharia de Estruturas, que foi uma das pioneiras, no Brasil, no emprego de algumas tecnologias e processos construtivos, tendo elaborado, até os dias atuais, mais de 1000 projetos dos mais variados formatos, tecnologias e desafios. Em 1978, juntamente com dois sócios, fundou a Canova Engenharia, produtora de elementos estruturais pré-fabricados de concreto, e também uma das pioneiras na produção de painéis de lajes alveolares no Brasil.  Foi vice-presidente da Comissão de Estruturas da Sociedade Mineira de Engenheiros na década de 1980.

José Julio Alves Tavares formou-se em Engenharia Civil em 1972 pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e especializou-se em Estruturas. Em 1973, fundou, com o eng. Anibal Knijnik, a Projetak, empresa consolidada no mercado que desenvolve projetos estruturais de prédios em concreto armado, protendido, pré-moldado ou não, estruturas de aço e/ou madeira, projetos de formas de madeira para a moldagem do concreto armado “in-loco”, de modulação e paginação de alvenarias e trabalhos de compatibilização de projetos. 

Construiu 11 shoppings centers no Brasil e projetou dois milhões e quinhentos mil metros quadrados de área construída, entre hospitais, edifícios e indústrias. Foi professor na UFRGS e na PUC-RS, e é autor de artigos publicados no Brasil e na Venezuela.

 

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Queiroz Filho, nº 1700 – casa 80 – Condomínio Villa Lobos Office Park – Vila Hamburguesa – CEP: 05319-000 - São Paulo - SP
Fone: 11-3938-9400 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br