Siga-nos no Twitter   Siga-nos no Facebook   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Instagram   Siga-nos no Youtube   icone whats

Os homenageados pela ABECE com o título de “Personalidade da Engenharia Estrutural 2021” foram os engenheiros Carlos Alberto Fragelli e Carlos Freire Machado. As reverências foram feitas no dia 21 de outubro de 2021, na programação do 24º ENECE – Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural.

Nascido em 1931, em Corumbá (MS), Carlos Alberto Fragelli se formou em Engenharia Civil, em 1953, pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil (atual Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Iniciou sua carreira em 1954 no Escritório Técnico do Engenheiro Paulo Rodrigues Fragoso, onde trabalhou como engenheiro projetista de estrutura de aço e de concreto armado. Foi sócio fundador e diretor técnico da Projectum Engenharia, no Rio de Janeiro (RJ), responsável técnico perante o CREA por grande parte dos projetos elaborados pela empresa. De 1981 a 1998, dedicou-se à Promon Engenharia, também no RJ, tendo sido profissional executivo, de estruturas, edificações e obras públicas. Foi coordenador de engenharia, até 2003, da Beton Projetos Ltda. 

Ao longo de sua trajetória, desenvolveu inúmeros projetos de obras emblemáticas e marcantes pelo País, como as usinas termoelétricas de Ipojuca (PE) e de Macaé (RJ), ponte sobre o Lago Sul (Brasília – DF), Passarela do Samba (Rio de Janeiro – RJ), Terminal Internacional de Cargas do Aeroporto de Guarulhos (SP), Memorial da América Latina (São Paulo – SP), Ponte sobre o Rio São Francisco (Ibotirama – BA), Palácio do Itamarati (Brasília – DF), além de dezenas de outras, inclusive internacionais como o Palácio Residencial Basrah, no Iraque, e a 2ª parte da Universidade de Constantine, na Argélia.

Em 2010, recebeu o Prêmio Talento Engenharia Estrutural concedido pela ABECE e pela Gerdau na categoria Edificações com o projeto da Cidade da Música (Rio de Janeiro - RJ). Participou de diversas comissões da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas: elaboração da NB-14 (1959), revisão da NB-2 (1980), revisão da NB-7 (1981) e é membro de entidades, como ABPE (Associação Brasileira de Pontes e Estruturas), AIPC (Association Internationale des Ponts et Charpentes) e da ABECE, onde foi condecorado com o título de associado honorário em 2006.

Carlos Freire Machado nasceu na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Formou-se em 1945 pela então Escola Nacional de Engenharia (depois Universidade do Brasil), hoje designada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Foi pioneiro no emprego e na difusão do concreto protendido no Brasil. Ainda jovem, Carlos Freire integrou a equipe responsável pela primeira obra com concreto protendido no País, a ponte do Galeão, no Rio de Janeiro. Aos poucos, foi se transformando em notório especialista na área, tornando-se posteriormente presidente da Sociedade Técnica para a Utilização do Concreto Protendido S.T.U.P. 

Dentre as múltiplas obras de que Freire Machado participou, incluem-se: ponte sobre o rio Paraíba (1950); ponte sobre o rio Jacareí (SP); barragem de Ernestina (RS); viaduto do Pasmado (RJ); cais da base naval do Recife (PE); ponte sobre o rio Grande (Santa Cruz de la Sierra-Bolívia) e ponte sobre o rio Tietê, nos municípios Ibitinga e Iacanga (SP). 

O título de Personalidade da Engenharia Estrutural que os dois contemplados acabam de receber é uma homenagem conferida anualmente pela ABECE a grandes profissionais da área em reconhecimento à sua dedicação ao exercício da profissão e pela sua contribuição ao engrandecimento da engenharia estrutural brasileira. 

 

 

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
Av. Queiroz Filho, nº 1700 – casa 80 – Condomínio Villa Lobos Office Park – Vila Hamburguesa – CEP: 05319-000 - São Paulo - SP
Fone: 11-3938-9400 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Produzido por www.arteinterativa.com.br