Ligue Agora: 
55 11 3938-9400

Área Restrita do Associado

Notícias

Lançada a nova ABNT NBR 6118:2023

ago/23

Foi lançada oficialmente, no dia 28 de agosto de 2023, pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas, com a presença de representantes das entidades do setor da construção civil, a NBR 6118:2023 Projeto de estruturas de concreto – Procedimento.

O evento foi realizado no salão nobre da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), em São Paulo (SP), e contou com o apoio institucional da ABECE, Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto), IPEM (Instituto de Pesos e Medidas) e Sinduscon/SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo).

Além dos representantes das entidades envolvidas, marcaram presença a eng. Suely Bueno (diretora de Normas Técnicas da ABECE) e o eng. Alio Kimura (diretor-adjunto de Normas Técnicas da Associação), respectivamente coordenadora e secretário da CE-002:124.015 – Comissão de Estudo de Estruturas de Concreto – Projeto e Execução do Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB/02), responsável pela revisão da NBR 6118.

A Norma evolui desde 1940, quando foi criada, e hoje é uma das mais importantes para a construção civil mundial. A nova versão lançada cancela e substitui a edição anterior (ABNT 6118:2014).

“A norma é mais um resultado do forte protagonismo da ABNT no cenário da Normalização com o setor da construção civil e é considerada instrumento de referências técnicas para requisitos básicos exigíveis para o projeto de estruturas de concreto simples, armado e protendido”, destacou o Presidente da ABNT, Mario William Esper.

De acordo com o eng. Luiz Aurélio Fortes da Silva, presidente da ABECE, a NBR 6118, carinhosamente ainda chamada de NB-1 por muitos engenheiros, é considerada a norma mãe na área de projetos de estruturas de concreto armado, protendido e simples. “Sua abrangência é enorme, pois inclui as mais variadas tipologias de estruturas, tais como edificações residenciais e comerciais, pontes, viadutos, silos, túneis etc. A NBR 6118 define requisitos e procedimentos que o engenheiro de estruturas deve atender em seus projetos, de tal forma a garantir uma adequada capacidade resistente, desempenho em serviço e durabilidade”, explicou o presidente.

Já o presidente do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), professor Paulo Helene, destaca que a NBR 6118 não foi só a primeira e pioneira norma redigida e aprovada por consenso voluntário no Brasil pela ABNT, mas manteve-se e constitui-se numa das normas mais consumidas, consultadas e respeitadas do acervo normativo voluntário do Brasil. “A norma prescreve e orienta todos os principais e mais importantes investimentos na infraestrutura do país, na qualidade de vida com moradias, comércio, saúde, educação, indústria, agronegócio e na mobilidade dos brasileiros. E nesses 83 anos é a grande responsável pela segurança e durabilidade da infraestrutura e das estruturas de concreto no país, estando consciente e engajada hoje nos movimentos internacionais de economia circular, sustentabilidade e ESG”, destacou Paulo Helene.

O vice-presidente Administrativo e Financeiro do Sinduscon-SP, Renato Genioli, ressaltou o pioneirismo da Norma ABNT e o papel do Sindicato na normalização por meio da participação do Comitê Brasileiro da Construção Civil – ABNT CB-02. “A revisão da ABNT NBR 6118 é necessária e contemplará os principais avanços da nossa atividade”, informou.

O lançamento da revisão da ABNT NBR 6118/23 teve o patrocínio da ABESC (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem) ArcellorMittal, ENGETI, TQS Informática e Votorantim Cimentos.

A publicação pode ser adquirida no site da ABNT. Até 4/9, está com desconto de 20% com a utilização do código 6118.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress