Os engenheiros Mario Terra Cunha (in memoriam) e Roberto Peotta foram homenageados pela ABECE, no dia 28 de outubro de 2022, durante o 25º ENECE – Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural, com o título de Associado Honorário 2022.
A homenagem foi criada em 2000 para reconhecer profissionais que tenham contribuído com relevantes serviços prestados à engenharia brasileira há mais de 40 anos.
Falecido em agosto deste ano, Mario Terra Cunha era formado em Engenharia Civil com especialidade em estruturas pela Escola de Engenharia da UFRJ (1972) e Mestre em Engenharia Civil pela COPPE da UFRJ (1981).
Publicou “The Civil Design of the Angra Nuclear Power Plant. – Units 2 and 3”, que foi apresentado no II Congresso de Energia Nuclear no Rio de Janeiro. Participou do seminário de Qualidade na Engenharia Consultiva na ABCE do Rio de Janeiro/RJ e foi professor colaborador e adjunto em Estruturas de Concreto Armado I na PUC do Rio de Janeiro (1981/1982).
Foi palestrante do VI Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas, promovido pela ABECE e pela ABPE (Associação Brasileira de Pontes e Estruturas), apresentando as obras do arquiteto Oscar Niemeyer. Trabalhou também em Furnas Centrais Elétricas contratado pela CEMSA – Construção, Engenharia e Montagem S.A. – Goiânia/GO; na CNT Consult Engenharia Ltda.; na Geotécnica S.A., Rio de Janeiro/RJ; na Promon Engenharia S.A., Rio de Janeiro/RJ; na IESA – Internacional de Engenharia S.A. – Rio de Janeiro/RJ; e na Soumayer Engenharia S.A., Rio de Janeiro/RJ.
Era sócio diretor da Avantec Engenharia e da Avantec Consultores, no Rio de Janeiro (RJ), e foi vencedor por duas vezes da categoria Obras Especiais do Prêmio Talento Engenharia Estrutural, promovido pela ABECE e pela Gerdau, com o projeto Estação Ciência, Cultura e Artes (João Pessoa/PB), em 2008, e com o projeto Museu de Arte Popular da Paraíba (Campina Grande/PB), em 2013.
Deixou importante colaboração à engenharia estrutural em obras como o Monumental Oscar Niemeyer – Niterói/RJ, Megacentro Cultural Holoteca (Projeto Básico) – Foz do Iguaçu/PR, Catedral Cristo Rei – Belo Horizonte/MG, Memorial Ulysses Guimarães – Rio Claro/SP, Memorial Luis Carlos Prestes (Projeto Básico) – Porto Alegre/RS, Museu Casa do Artista Popular – Campina Grande/PB, Parque Dona Lindu – Recife/PE, Centro Cultural Oscar Niemeyer – Astúrias/Espanha, Termoelétrica de Pernambuco, Termoelétrica de Três Lagoas/MS, Metropolitano do Rio de Janeiro – Ampliação Botafogo/Copacabana, Riocentro – Centro Internacional Riotur – Rio de Janeiro/RJ, Museu Nacional de Brasília/DF, entre tantas outras.
O título de Associado Honorário ABECE (in memoriam) foi recebido por Marcia Terra Cunha.
Roberto Peotta, diretor técnico da R. Peotta Soluções Integradas de Engenharia, localizada no Rio de Janeiro (RJ), é natural de Milão (Itália). Formou-se em Engenharia Civil pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil – RJ, em 1967, e especializou-se em Projetos e cálculo de grandes estruturas.
Fez pós-graduação em Construção de Estruturas de Contenção de Encostas (1968), PERT-Tempo-Instituto de Pesquisas Sociais (1968), FORTRAN da COPPE – UFRJ (1968), Hidráulica Marítima e Planejamento Portuário e Hidráulica Fluvial e Navegação Interior, ambas na UFRJ.
Trabalhou na COBRAZIL – Companhia de Mineração e Metallurgia “Brazil”- Engenheiros Construtores (1968 – 1978), PLANAVE S.A. (1978 – 1983), CONCIC Engenharia S/A (1983-1985) e, novamente, na COBRAZIL (1985-1990), sendo que em todas elas projetou, calculou e acompanhou a execução de grandes obras portuárias e marítimas.
Como profissional liberal, trabalhou no projeto de grandes obras, como construções e recuperações de atracadouros para “ferry-boat”, terminais hidroviários, diversos estudos de viabilidade técnica e estimativa de custos de importantes terminais de embarques de minérios e aberturas de portos e cais, assim como ampliações e recuperações de cais e portos em grande parte do País.
Foi secretário do subcomitê de Portos (SC-2:70) da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) de 1981 a 1985, Membro do extinto CROPOR, da Empresa de Portos do Brasil S.A. – PORTOBRÁS, associado efetivo da ABECE, de 2011 a 2015, e participou da CE-2:07.02 – Comissão de Estudo de Planejamento Portuário da ABNT, de 1981 a 1985, e da ABEPH (Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias).
Atualmente, é membro do COMPORT e participa do Grupo de Trabalho – Ações e Projetos em Estruturas Portuárias, Marítimas e Fluviais da ABNT/CEE-231 – Comissão Especial de Estudos de Projeto de Estruturas Metálicas, de Madeira, de Concreto e Mistas e Inspeção de Estruturas Metálicas de Madeira e Mistas, coordenada pela ABECE que visa a elaboração de uma nova Norma de Ações e Projeto de Obras Portuárias.