Ligue Agora: 
55 11 3938-9400

Área Restrita do Associado

Notícias

Nova norma começa a ser concebida para projetos de torres de telecomunicações

É notório o crescimento, em todo o País, de torres de telecomunicações, que são estruturas concebidas para suportar antenas de telecomunicações e radiodifusão, incluindo televisão. Aumentam as ofertas no mercado de empresas que oferecem serviços de implantação de estruturas verticais, como torres autoportantes e estaiadas, mastros e postes de telecomunicação, realização de projetos especializados de acordo com a quantidade e potência dos equipamentos a serem instalados, que devem respeitar todas as condições para a preservação do meio-ambiente.

Mas, no Brasil, não existe, até o momento, normas específicas para todos estes procedimentos. No campo do projeto destas estruturas, um caminho começou a ser trilhado. No dia 26 de abril, aconteceu a primeira reunião do Grupo de Trabalho – Normalização de Projetos de Torres de Telecomunicações sob iniciativa da ABECE, representada pelo eng. Tomás Vieira (diretor de Estruturas Metálicas), e da ABCEM (Associação Brasileira da Construção Metálica).

Segundo o eng. Tomás, a demanda surgiu ainda nas discussões com os envolvidos com a revisão da ABNT NBR 8800:2008 – Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios. “Algumas especificidades de projeto de torres de telecomunicações não eram contempladas no texto desta Norma e pensou-se em abordá-los em um anexo a ela”, comenta.

Esta ideia não avançou e, no final do ano passado, a necessidade de criar uma norma específica para este assunto, que contemple critérios para projetos de estruturas verticais de telecomunicações, começou a tomar corpo, fazendo surgir a criação do Grupo de Trabalho, que já traz em sua constituição profissionais diretamente ligados ao assunto.

No primeiro encontro deste GT, foram definidos como coordenador o eng. Clovis Sales, diretor da Araújo Sales Consultoria e Projetos, associada da ABECE. Ele tem experiência de mais de 20 anos em dimensionamento de estruturas em aço e concreto para Estruturas Verticais (torres) e Edificações. É membro de comissões da ABNT para revisão e desenvolvimento de normas: NBR6123 (CE-02122.016), NBR6118 (CE-002:124.015), NBR16775 (CE-002:1125.003), NBR8800 (CE-002:125.003) e projeto de norma NBR8850 (CE-03011-07).

Secretário do GT, o eng. Robson Nelson da Silva, gerente de engenharia e responsável técnico da MADIL Group, é responsável pelo desenvolvimento de diversos projetos de estruturas metálicas, muitos deles premiados.

As reuniões do GT serão mensais e abertas a todos os interessados pelo assunto. A próxima está marcada para o dia 24 de maio, às 14h.

 

Últimas Notícias