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Foi enviado recentemente para a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), por intermédio da ABNT/CEE-231 – Comissão Especial de Estudos de Projeto de Estruturas Metálicas, de Madeira, de Concreto e Mistas e Inspeção de Estruturas Metálicas, de Madeira e Mistas, coordenada pela ABECE, o projeto de revisão da ABNT NBR 7188, cujo título será alterado de Carga móvel rodoviária e de pedestres em pontes, viadutos, passarelas e outras estruturas para Ações devido ao tráfego de veículos rodoviários e de pedestres em pontes, viadutos e passarelas.
O texto da nova norma foi elaborado após 32 reuniões realizadas, desde outubro de 2021, pelo GT Revisão da Norma ABNT NBR 7188:2013 coordenado pelo eng. Iberê Martins da Silva e secretariado pelo eng. Rafael Timerman.
Como a principal aplicação desta Norma se dá na elaboração de projetos estruturais de pontes e passarelas, houve envolvimento de profissionais da área de consultoria de engenharia (colaboradores de empresas do setor e independentes), das concessionárias de rodovias, do poder concedente (agências reguladoras e departamentos de transportes) e de universidades públicas e privadas.
Segundo o coordenador do GT, a necessidade de revisão foi detectada pela CEE-231 para evitar que um mesmo tópico fosse tratado por duas normas distintas com critérios ligeiramente diferentes. “Tratava-se das ações em estruturas para garagens, que aparece na Seção 7 da ABNT NBR 7188, e passou a ser tratada dentro da Seção 6.6 da ABNT NBR 6120 após sua revisão de 2019”, esclarece Iberê.
Ele ressalta que a principal alteração no novo texto foi a supressão da Seção 7 – Ações em estruturas para garagens; porém, aproveitou-se para uma leitura e revisão geral do texto, com o intuito de melhorar a interpretação de itens que geravam dúvidas nos usuários da norma, como a aplicação de coeficientes e as forças de colisão, sendo que algumas figuras foram refeitas e outras criadas para facilitar o entendimento.
“É importante destacar que não houve alteração no principal item desta norma; a carga móvel rodoviária padrão continua sendo o trem tipo rodoviário brasileiro TB-450, definida por um veículo tipo de 450 kN, com seis rodas, P = 75 kN, três eixos de carga afastados entre si em 1,5 m, com área de ocupação de 18,0 m², circundada por uma carga uniformemente distribuída constante p = 5 kN/m² “, complementa.
A ABNT NBR 7188 traz requisitos a serem aplicados juntamente com a ABNT NBR 7187 – Projeto de pontes, viadutos e passarelas de concreto e a ABNT NBR 16694 – Projeto de pontes rodoviárias de aço e mistas de aço e concreto em projetos importantes de infraestrutura. “Sua atualização e correta interpretação são importantes para segurança estrutural de pontes e passarelas”, destaca Iberê.
O material entregue à ABNT está sendo analisado para que sejam feitos comentários sobre formatação/diagramação do texto e das figuras de acordo com o padrão exigido para publicação de normas. “O texto-base editado pela ABNT volta para a CEE-231 para checagem final e liberação para consulta nacional pelo período de 30 dias”, explica o coordenador.
A CEE-231, sob a qual o GT Ações e Projetos em Estruturas Portuárias, Marítimas e Fluviais atuou, está sob a coordenação dos engenheiros Túlio Nogueira Bittencourt (atual diretor de Relacionamento da ABECE) e Tomás Vieira (diretor de Estruturas Metálicas da entidade), como secretário. Esta é mais uma importante atuação da ABECE reforçando seu constante trabalho no fortalecimento da normalização e no desenvolvimento e crescimento das boas condutas na engenharia estrutural brasileira.