Ligue Agora: 
55 11 3938-9400

Área Restrita do Associado

Notícias

Os avanços dos trabalhos da CEE-231

dez/23

No último dia 7 de dezembro, foram realizadas reuniões de análise de votos de consulta nacional de duas importantes normas, cujas revisões foram coordenadas pela ABNT/CEE-231- Comissão Especial de Estudos de Projeto de Estruturas Metálicas, de Madeira, de Concreto e Mistas e Inspeção de Estruturas Metálicas de Madeira e Mistas: NBR 19782 Projeto de estruturas portuárias – Requisitos e NBR 7188 Ações devido ao tráfego de veículos rodoviários e de pedestres em pontes, viadutos e passarelas.

No caso do projeto da NBR 19782, esta foi a segunda reunião especial de análise de votos e com a decisão de retirada de apenas alguns trechos, o texto da nova norma está sendo reenviado para a ABNT e estará disponível para nova consulta nacional em breve. O GT desta normalização foi coordenado pelo eng. João Luis Casagrande e teve como secretário o eng. Pedro Lyra.
Já na reunião da NBR 7118, cujo GT foi coordenado pelo eng. Iberê Martins da Silva e pelo secretário eng. Rafael Timerman, não houve nenhum voto por não aprovação com objeção técnica e as observações foram apenas para deixar mais claro o entendimento de alguns itens. Os ajustes pontuais já foram realizados e o texto será reenviado novamente para a ABNT para futura publicação.
Também resultado de intenso trabalho da CEE-231, o texto da nova norma de Inspeção de aço e estruturas mistas de aço e concreto – Qualificação e certificação de pessoal – Requisitos foi elaborado pela Comissão e enviado, neste ano, para avaliação da ABNT. Os analistas avaliaram o texto e o devolveram com observações que estão sendo ajustadas pela secretaria da Comissão para posterior reenvio à Associação.

A nova norma visa estabelecer todos os requisitos para qualificação e certificação de profissionais aptos a inspecionar estes tipos de estruturas. A exemplo da ABNT NBR 16230 (voltada para inspeção de estruturas de concreto), todas as exigências de qualificação para profissionais inspecionarem, com total competência, estruturas de aço e mistas de aço e concreto, constam desta normalização.

Ainda sob coordenação da CEE-231, prosseguem as atividades dos Grupos de Trabalho “Ações para Projeto Estrutural de Obras Metroferroviárias”, coordenado pelos engenheiros João Junqueira e Pedro Lyra, e “Normalização de Projeto de Torres de Telecomunicações”, sob coordenação de Tarcísio José Marques de Souza e Luciano André Strassacappa.

A ABNT/CEE-231 foi constituída em 2021, sob coordenação dos engenheiros Túlio N. Bittencourt (diretor de Relacionamento da ABECE) e Tomás Vieira (diretor de Estruturas Metálicas da Associação) como secretário, para tratar da normalização no campo de projeto de estruturas metálicas; de madeira; de concreto simples, armado, protendido e com reforço de materiais não convencionais e de estruturas mistas de aço e concreto, compreendendo projetos de pontes, viadutos, túneis, passagens superiores, passagens inferiores, passarelas e portos de qualquer material, bem como inspeção de estruturas metálicas, de madeira e mistas, no que concerne à terminologia, requisitos, métodos de ensaio e generalidades.

Quem quiser conhecer e/ou participar das normas que estão sob a alçada da CEE-231, assim como os grupos de trabalho de trabalho constituídos, deve entrar em contato com a entidade por intermédio do e-mail secretariaexecutiva@abece.com.br.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress