fev/25
As possíveis novidades da emenda 2025 da NBR 6118:2023 foram apresentadas pelo eng. Alio Kimura no último dia 5 de fevereiro em palestra on-line que encerrou a série sobre a importância das normas promovida pela ABECE, por intermédio da ABECE Renovação.
Lançada oficialmente em agosto de 2023 pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a NBR 6118:2023 Projeto de estruturas de concreto – Procedimento continua em pauta na CE-002:124.015 – Comissão de Estudo de Estruturas de Concreto – Projeto e Execução do Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB/02), coordenada pela eng. Suely Bueno (membro do conselho da ABECE) e pelo secretário Alio Kimura.
Sempre muito presente em todo o processo de revisão desta Norma, o eng. Alio abriu a palestra fazendo um rápido resumo das principais alterações na NBR 6118:2023 e falando sobre como funciona o processo de emenda na ABNT.
Ele disse que, em 2022, foram recebidas cerca de 250 sugestões com os votos na consulta nacional da Norma e que o texto apresentado à ABNT foi aprovado. A Comissão analisou todas as sugestões e muitas foram incorporadas na emenda que será submetida, em breve, à ABNT para entrar em consulta nacional ainda neste ano.
Entre as novidades contempladas na emenda, uma das principais é o novo coeficiente de fragilidade baseado no fib MC 2020, além da substituição do texto referente à qualidade da solução adotada, incorporando a questão da sustentabilidade.
Um dos itens mais polêmicos se refere à questão da ATP (Avaliação Técnica de Projeto) e este ganhou um novo texto com três níveis de ATP, desde completa, usual e autoavaliação. “Certamente, é uma melhoria com relação ao que existia na Norma”, comentou.
Outro destaque é com relação à sugestão de armaduras positivas nas lajes em balanço para evitar acidentes em marquises.
Finalizando a apresentação, o eng. Alio enfatizou que “somente itens da proposta de emenda serão avaliados na consulta nacional e não a norma em si, que já foi aprovada em 2023”.
Confira a palestra na íntegra no Canal da ABECE no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=tLchFIjWlXY



