Ligue Agora: 
55 11 3938-9400

Área Restrita do Associado

Notícias

Projeto de revisão da NBR 6123 em consulta nacional

abr/23

Encontra-se em processo de consulta nacional, até o dia 2 de maio de 2023, no endereço www.abntonline.com.br/consultanacional, o projeto de revisão da ABNT NBR 6123 – Forças devidas ao vento em edificações.

A revisão foi coordenada pela ABNT/CE-002:122.016 – Comissão de Estudo de Forças Devidas ao Vento em Edificações do Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-002) da qual o prof. Acir Mércio Loredo-Souza é o coordenador e o eng. André Beck é o secretário por indicação da ABECE.

A NBR 6123 fixa as condições exigíveis na consideração das forças devidas à ação estática e dinâmica do vento, para efeitos de cálculo de edificações incluindo a estrutura como um todo ou em partes, componentes estruturais e acessórios, como revestimentos e vedações. O termo edificações é aplicado em sentido amplo, abrangendo edifícios, torres, chaminés, ginásios, pontes e outras obras de engenharia civil.

Os ventos extremos no Brasil são, em geral, causados por dois tipos de fenômenos meteorológicos que podem ocorrer de forma isolada ou em conjunto: ciclones extratropicais e tempestades convectivas locais. Os ventos produzidos por estes fenômenos são denominados, respectivamente, sinóticos e não-sinóticos.

Em relação à ABNT NBR 6123:1988, destacam-se as seguintes alterações: revisão de texto e de figuras; reorganização do texto; inserção de novas seções sobre vibração por desprendimento de vórtices e ação de vento em pontes; revisão de conteúdo dos seguintes temas: conforto de usuários de edifícios sob ação de vento, e vibração devida à turbulência atmosférica.

A Comissão de Estudo abordou a revisão do mapa de isopletas por meio do Grupo de Trabalho Isopletas que se reuniu por quatro vezes ao longo do ano de 2021. Na reunião da Comissão, em 18 de novembro de 2021, o tema foi submetido à discussão e deliberação sem, entretanto, se chegar a um consenso. Dessa forma, o mapa que consta do projeto de revisão da ABNT NBR 6123 é o mesmo mapa da versão vigente. O tema
será retomado após a publicação da nova versão da norma e o mapa revisado será incorporado à mesma por meio de adendo.

O projeto de revisão é previsto para cancelar e substituir a edição anterior (ABNT 6118:1988), quando aprovado, sendo que nesse interim a referida norma continua em vigor.
A consulta nacional é realizada inteiramente on-line, sem qualquer ônus, sendo possível acessar, visualizar, imprimir e apresentar sugestões ao projeto de norma da ABNT e do Mercosul, conforme instruções no próprio site.

Qualquer pessoa pode enviar comentários à ABNT, por meio do site. Terminada a consulta nacional, a comissão de estudo volta a se reunir e convida os inquerentes para relatarem os comentários emitidos, que serão analisados.

Se forem considerados pertinentes, e com isso o Projeto de Norma for alterado em conteúdo, ele volta à consulta nacional. Se a alteração for apenas de forma, não há necessidade de nova consulta.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress