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Encontra-se em processo de consulta nacional, até o dia 25 de outubro de 2023, no endereço www.abntonline.com.br/consultanacional, o projeto de revisão da ABNT NBR 7188, cujo título será alterado de Carga móvel rodoviária e de pedestres em pontes, viadutos, passarelas e outras estruturas para Ações devido ao tráfego de veículos rodoviários e de pedestres em pontes, viadutos e passarelas.
A revisão foi elaborada pelo “GT Revisão da Norma ABNT NBR 7188:2013”, sob coordenação do eng. Iberê Martins da Silva e secretariado pelo eng. Rafael Timerman, na alçada da ABNT/CEE-231 – Comissão Especial de Estudos de Projeto de Estruturas Metálicas, de Madeira, de Concreto e Mistas e Inspeção de Estruturas Metálicas, de Madeira e Mistas, coordenada pela ABECE, tendo como coordenador o eng. Túlio Bittencourt (diretor de Relacionamento) e como secretário o eng. Tomás Vieira (diretor de Estruturas Metálicas).
O texto final preparado por esta comissão, após dezenas de reuniões realizadas pelo GT desde 2021, envolveu a participação de profissionais da área de consultoria de engenharia (colaboradores de empresas do setor e independentes), das concessionárias de rodovias, do poder concedente (agências reguladoras e departamentos de transportes) e de universidades públicas e privadas.
A necessidade de revisão foi detectada pela CEE-231 para evitar que um mesmo tópico fosse tratado por duas normas distintas com critérios ligeiramente diferentes. “Tratava-se das ações em estruturas para garagens, que aparece na Seção 7 da ABNT NBR 7188, e passou a ser tratada dentro da Seção 6.6 da ABNT NBR 6120 após sua revisão de 2019”, esclarece o coordenador do GT.
Ele ressalta que a principal alteração no novo texto foi a supressão da Seção 7 – Ações em estruturas para garagens; porém, aproveitou-se para uma leitura e revisão geral do texto, com o intuito de melhorar a interpretação de itens que geravam dúvidas nos usuários da norma, como a aplicação de coeficientes e as forças de colisão, sendo que algumas figuras foram refeitas e outras criadas para facilitar o entendimento.
“É importante destacar que não houve alteração no principal item desta norma; a carga móvel rodoviária padrão continua sendo o trem tipo rodoviário brasileiro TB-450, definida por um veículo tipo de 450 kN, com seis rodas, P = 75 kN, três eixos de carga afastados entre si em 1,5 m, com área de ocupação de 18,0 m², circundada por uma carga uniformemente distribuída constante p = 5 kN/m² “, complementa o eng. Iberê.
A ABNT NBR 7188 traz requisitos a serem aplicados juntamente com a ABNT NBR 7187 – Projeto de pontes, viadutos e passarelas de concreto e a ABNT NBR 16694 – Projeto de pontes rodoviárias de aço e mistas de aço e concreto em projetos importantes de infraestrutura. “Sua atualização e correta interpretação são importantes para segurança estrutural de pontes e passarelas”, destaca.
O projeto de revisão é previsto para cancelar e substituir a edição anterior (ABNT 7188:2013), quando aprovado, sendo que nesse interim a referida norma continua em vigor.
A consulta nacional é realizada inteiramente on-line, sem qualquer ônus, sendo possível acessar, visualizar, imprimir e apresentar sugestões aos projetos de normas da ABNT e do Mercosul, conforme instruções no próprio site.
Há três opções de posicionamento na consulta nacional: aprovar sem restrições, aprovar com objeções de forma e reprovar por objeções técnicas. Qualquer pessoa pode enviar seu posicionamento à ABNT por meio do site, lembrando de anexar as justificativas no caso de haverem objeções.
Terminada a consulta nacional, a comissão de estudo volta a se reunir para avaliar os posicionamentos, inclusive convidando os inquerentes para relatarem suas objeções, que são analisadas na reunião.
Quando objeções técnicas são julgadas pertinentes, o texto-base é revisado e se configura alteração de conteúdo, demandando nova consulta nacional.
As objeções de forma, quando acatadas pela comissão, podem ser incorporadas ao texto sem necessidade de nova consulta nacional antes da publicação da norma.