Ligue Agora: 
55 11 3938-9400

Área Restrita do Associado

Notícias

Publicada a norma de projeto de estruturas portuárias – NBR 19782

jul/24

Acaba de ser publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a ABNT NBR 19782:2024 Projeto de estruturas portuárias – Requisitos.

Esta normativa estabelece os requisitos para o projeto de estruturas portuárias marítimas, fluviais e lacustres e também fixa os valores representativos das ações a serem considerados no referido projeto, os quais se aplicam às estruturas de atracação e amarração.

O projeto da Norma foi elaborado pelo “GT Ações e Projetos em Estruturas Portuárias, Marítimas e Fluviais, sob coordenação do eng. João Luís Casagrande e secretariado pelo eng. Pedro Lyra, na alçada da ABNT/CEE-231 – Comissão Especial de Estudos de Projeto de Estruturas Metálicas, de Madeira, de Concreto e Mistas e Inspeção de Estruturas Metálicas, de Madeira e Mistas, coordenada pela ABECE, tendo como coordenador o eng. Túlio Bittencourt (diretor de Relacionamento) e como secretário o eng. Iberê Martins da Silva.

Para o eng. Casagrande, a nova Norma é uma grande conquista para o Brasil, que carecia de uma legislação desde 2015 e estava usando normas de diversos países sem homogeneidade de dados.

“Contar com uma normalização própria é muito importante para o setor, uma vez que a infraestrutura portuária é primordial para o crescimento do País e tem a expectativa de mais de R$ 30 bilhões de investimento nos próximos anos. Com a norma em vigência, vamos ter maior eficiência e confiabilidade no projeto de obras novas e ampliações, além da utilização de carregamentos que reflitam nas operações dos portos brasileiros”, ressalta.

Para detalhes sobre a norma publicada ou sua aquisição, acesse o endereço https://www.abntcatalogo.com.br/ .

Associados da ABECE têm 50% de desconto na aquisição das normas da ABNT.

 

Últimas Notícias

plugins premium WordPress