Ligue Agora: 
55 11 3938-9400

Área Restrita do Associado

Notícias

Reativada comissão para revisar norma de sismos

Por solicitação da ABECE e da ABPE (Associação Brasileira de Pontes e Estruturas), foi reaberta, por intermédio do CB-02 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a CE-002:122.015 – Comissão de Estudo de Segurança nas Estruturas Resistentes a Sismos, que revisará a ABNT NBR 15421:2006 Projeto de estruturas resistentes a sismos – Procedimento.

Esta normalização atua no campo de segurança nas estruturas resistentes a sismos, compreendendo os critérios de quantificação de ações de sismos e das resistências a serem consideradas no projeto das estruturas de edificações, no que concerne à terminologia, requisitos, procedimentos e generalidades.

Seu objetivo é estabelecer requisitos de projeto para estruturas civis, visando a preservação de vidas humanas, a redução nos danos esperados em edificações e a manutenção da operacionalidade de edificações críticas durante e após um evento sísmico.

A primeira reunião da Comissão aconteceu em 6 de junho de 2022 e obedeceu a seguinte pauta: abertura; apresentação sobre o processo de normalização; indicação do coordenador e secretário; programa de trabalho; cronograma de reuniões; apresentação da proposta de texto-base para a revisão da ABNT 15421, entre outros assuntos.

Foi designado, como coordenador, Sergio Hampshire de Carvalho Santos, engenheiro civil formado pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com mestrado e doutorado na mesma instituição, onde é professor titular da Escola Politécnica desde 1997. Durante 26 anos, foi engenheiro na Promon Engenharia Ltda., onde atuou em diversos projetos, tendo sido Coordenador dos Projetos da Usina Nuclear de Angra, Unidade 2 e da Usina Termelétrica Norte Fluminense. É presidente da ABPE.

A eng. Selma Hissae Shimura da Nóbrega é a secretária da Comissão. Graduada em Engenharia Civil pela USP (Universidade de São Paulo), mestre e doutora pela mesma instituição, é professora titular sênior da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), onde ingressou em 1997. Em relação à pesquisa, concentra-se, principalmente, nas linhas de Mecânica das Estruturas e Dinâmica das Estruturas, com ênfase no Método dos Elementos Finitos. Além das atividades acadêmicas, atuou em projetos de estruturas civis, já havendo trabalhado com análise de tensões e deformações de estruturas mecânicas especiais.

A próxima reunião da Comissão está agendada para 1º de agosto. Interessados em participar, devem enviar mensagem para a Profª Selma da Nóbrega no e-mail selma.nobrega@ufrn.br .

Últimas Notícias