Ligue Agora: 
55 11 3938-9400

Área Restrita do Associado

Notícias

Revisão da NBR 15421 (norma de sismos) em consulta nacional

fev/23-

Encontra-se em processo de consulta nacional, até o dia 15 de março de 2023, no endereço https://www.abntonline.com.br/consultanacional/login.aspx, o projeto de revisão da ABNT NBR 15421 – Projeto de estruturas resistentes a sismos – Procedimento.

Esta normalização atua no campo de segurança nas estruturas resistentes a sismos, compreendendo os critérios de quantificação de ações de sismos e das resistências a serem consideradas no projeto das estruturas de edificações, no que concerne à terminologia, requisitos, procedimentos e generalidades.

Seu objetivo é estabelecer requisitos de projeto para estruturas civis, visando a preservação de vidas humanas, a redução nos danos esperados em edificações e a manutenção da operacionalidade de edificações críticas durante e após um evento sísmico.

A revisão da NBR 15421 foi coordenada pela CE-002:122.015 – Comissão de Estudo de Segurança nas Estruturas Resistentes a Sismos da qual o eng. Sergio Hampshire de Carvalho Santos foi coordenador e a eng. Selma Hissae Shimura da Nóbrega atuou como secretária.

A comissão foi reaberta em agosto de 2022 por solicitação da ABECE e da ABPE (Associação Brasileira de Pontes e Estruturas) e o texto final do projeto de revisão da Norma foi preparado por esta comissão, da qual fizeram parte dezenas de profissionais que contribuíram com diversos comentários.

Segundo o eng. Hampshire, este projeto de revisão cancelará e substituirá a edição anterior da NBR 15421, que é de 2006 e, nesse interim, a versão anterior continua em vigor. “A Norma foi basicamente atualizada no mapa sísmico do Brasil, em função dos dados coletados nos últimos anos”, esclarece o coordenador da Comissão.

A consulta nacional é realizada inteiramente on-line, sem qualquer ônus, sendo possível acessar, visualizar, imprimir e apresentar sugestões ao projeto de norma da ABNT e do Mercosul, conforme instruções no próprio site.

Qualquer pessoa pode enviar comentários à ABNT, por meio do site. Terminada a consulta nacional, a comissão de estudo volta a se reunir e convida os inquerentes para relatarem os comentários emitidos, que são analisados.

Se forem considerados pertinentes, e com isso o Projeto de Norma for alterado em conteúdo, ele volta à consulta nacional. Se a alteração for apenas de forma, não há necessidade de nova consulta.

Para o eng. Hampshire “quando o processo da consulta nacional se encerrar, haverá uma reunião final para discussão dos comentários apresentados. Não há expectativa de comentários profundos com relação às alterações efetuadas. Assim, a revisão da Norma deverá ser publicada ainda neste primeiro semestre”.

 

Últimas Notícias

plugins premium WordPress