out/23
Acaba de ser colocada em circulação a décima terceira edição da Revista Estrutura, que traz, como matéria de capa, o Shopping Trimais Places, um moderno empreendimento comercial estrategicamente localizado na zona norte da capital paulista com oito pavimentos completos, além de pavimentos técnicos intermediários, que foram construídos em estrutura industrializada que possibilitou prazo reduzido, previsibilidade de custos, projeto alinhado com o conceito BIM e soluções diferenciadas de engenharia.
Uma passarela de 65 m de extensão, usada para travessia em fazendo no estado de Minas Gerais, que foi reestruturada com contrafortes e sistema pênsil em madeira/protendida, também é destaque desta edição.
O eng. Flávio D`Alambert é o destaque da sessão “Nosso craque” e fala sobre sua paixão por estruturas metálicas, opção escolhida desde sua formatura.
“Para ter uma ligação ideal” é o tema da seção “Boas práticas construtivas” e todo o processo do início da revisão da ABNT NBR 15200:2012 Projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio é o destaque de Normas Técnicas.
A edição traz um tributo especial ao eng. Antonio Capuruço, falecido em 2019, que deixou, em mais de 40 anos de atuação na área estrutural, aproximadamente 1.600 trabalhos elaborados e executados entre edifícios comerciais, residenciais, escolas, clubes, shoppings, hotéis e outras obras.
Na seção Entrevista, o convidado da vez é o eng. Valdir Pignatta, uma referência no estudo dos efeitos do fogo nas estruturas.
A revista traz ainda diversos artigos e trabalhos acadêmicos sobre temas pertinentes à engenharia estrutural.
Vale a pena conferir! Basta acessar a versão e-book disponibilizada em https://site.abece.com.br/revista-estrutura-edicao-13/