abr/23
Aproximar a ABECE das universidades para que os estudantes conheçam a entidade (seus objetivos e ações), tenham contato com profissionais atuantes na área e contribuam para o seu crescimento. Estes são os principais propósitos de um novo grupo que está surgindo na associação: a ABECE Renovação.
Uma das suas características iniciais é a composição: são mulheres jovens e dispostas a implantar ações que engrandeçam uma entidade que congrega engenheiros estruturais, uma categoria “ainda” considerada dominada por profissionais do sexo masculino.
“No intuito de renovarmos a ABECE, a ABECE Renovação foi criada com apenas mulheres em sua organização. Traremos a força delas para termos uma nova mentalidade dentro da entidade”, reforça o eng. Jorge Nakajima, diretor de marketing da Associação.
Segundo o diretor, a “A ABECE Renovação foi idealizada para apresentar aos estudantes de Engenharia Civil a disciplina de cálculo estrutural, através de palestras e parcerias que pretendemos firmar com as universidades, e mostrar-lhes que existe uma associação que irá apoiá-los e representá-los perante a sociedade”.
A primeira reunião do grupo aconteceu em 30 de março de 2023 e serviu para apresentação das integrantes e discussão das iniciativas iniciais a serem implementadas.
“Já temos duas ações que colocaremos em andamento; uma envolvendo o CBCA (Centro Brasileiro da Construção em Aço), associado colaborador da ABECE que promove o Concurso para Estudantes de Engenharia; e outra, a Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que realiza o Hackathon, evento que visa preparar alunos para resolver problemas reais na área”, adianta a eng. Melina Baruk E Haak, coordenadora da ABECE Renovação.
Ela explica que, no momento, o grupo foi organizado para entendimento das demandas e formatação dos meios de atuação. Com este procedimento elaborado, serão montados vários núcleos nas regionais da ABECE espalhadas pelo país.